quinta-feira, 30 de abril de 2015

Autoridades no RN tentam classificar doença que causa manchas vermelhas no corpo


O primeiro sintoma é semelhante às doenças com manifestações exantemáticas – manchas vermelhas espalhadas por todo o corpo – como é o caso da dengue, da chikungunya, rubéola e sarampo. Não há febre alta, mas em alguns casos, as articulações ficam inchadas ou doloridas e aparecem coceiras. A doença que já foi encontrada em 61 municípios potiguares, desde outubro de 2014, permanece sem classificação e é um mistério para a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN).
A situação não é apenas local.  Há registros com os mesmos sintomas em nove estados do país – a maioria na região Nordeste. A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Stella Leal, afirma que inicialmente os casos eram registrados como uma das outras doenças com manifestações exantemáticas. Entretanto chamou a atenção dos especialistas o fato de ela não se enquadrar nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde para as doenças das quais os médicos suspeitavam.
“Uma característica é que ela não apresenta febre, ou então tem uma febre baixa, o que não condiz com a dengue e a chikungunya”, explica Stella. Desde o último dia 22, a Sesap passou a notificar todas as secretarias municipais de Saúde do Estado para que os profissionais, ao se depararem com os sintomas, preencham uma ficha de notificação específica para a “síndrome exantemática a esclarecer”. Além dos dados colhidos, os médicos deverão pedir exames laboratoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário