terça-feira, 12 de abril de 2016

CDL sugere que shoppings de Natal diminuam valor do aluguel de lojas


Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Augusto Vaz, o alto valor do aluguel de lojas em shoppings é um dos componentes que mais pesam no bolso dos comerciantes. Diante da possibilidade de lojas fechadas ou funcionando em horários diferenciados durante o final de semana e feriados, o presidente da entidade sugere a diminuição no valor pago pelos espaços dos principais centros comerciais de Natal.

Augusto Vaz informa que a entidade deverá buscar o diálogo com os dirigentes dos shoppings da capital. “Diminuir os preços do aluguel pode ser uma das saídas. Estamos analisando essas possibilidades todas”, declarou, afirmando que a medida de fechar as lojas dos grandes centros comerciais nos domingos e feriados, visando a redução de custos, ainda não está pactuada.

“Ainda precisamos ver se isso vai ser bom ou ruim. Tivemos uma reunião que contou com cerca de 10 empresários. Então precisamos de uma opinião mais massiva do comércio. Vamos consultar os demais empresários e também os shoppings”, declarou Vaz. Alguns shopping de Natal chegaram a fechar mais de 20 lojas durante o ano de 2015.

O aluguel da loja

É prática comum no mercado definir, como aluguel, um valor mínimo em reais e também um percentual sobre as vendas. No fim do mês, paga-se o que for maior. Definir o valor do aluguel é operação complexa: um único shopping pode ter 20 preços diferentes por metro quadrado. São valores cobrados para áreas distintas, como corredor principal e praça de alimentação. Pela regra, quanto maior o fluxo de pessoas em determinado local, mais caro será o aluguel.

Fundo de promoção e condomínio

O fundo de promoção é uma taxa mensal cobrada para divulgar o shopping e normalmente corresponde a 20% do valor do aluguel. A taxa mensal de condomínio, por sua vez, cobre despesas com energia, água, limpeza, administração e segurança do shopping.

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