sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cães expressam medo de abandono, ciúmes e orgulho, além de outras expressões complexas

Donos que acreditam que o seu cachorro tem ciúmes do namorado(a), filho ou o novo animal que entrou em casa tem razão.  Estudos mostram que as emoções dos cachorros são extremamente complexas e, em vários casos, similares às dos humanos.  Aliás, as emoções dos cachorros são tão profundas que eles até sentem medo de serem substituídos quando um novo integrante entra na vida do dono.

Cachorros sentem inveja e medo de perder o seu espaço na vida do dono

O psicólogo da Universidade de Portsmouth, nos Estados Unidos, Dr. Paul Morris, confirma que em quase todos os casos de inveja quando o dono traz um namorado(a) para casa, o cachorro tenta se desfazer desse relacionamento nos primeiros dias do namoro.
Isso por que até aquele momento, o cachorro era a única “pessoa” na vida do dono e agora, com a entrada de mais um integrante, ele fica com medo de perder o seu espaço e se recusa a dividir o dono com o seu parceiro.
Mesmo depois que o cachorro se acostuma com o dono e o seu parceiro, ele pode desenvolver o hábito de sempre deitar entre os dois, estabelecendo o seu posicionamento na matilha constantemente.  Esse comportamento, quando não corrigido, pode ter impactos sérios sobre o relacionamento .

Cães têm um senso interno de justiça

Mais interessante ainda é que os cachorros têm uma noção de justiça, ou seja, de certo e errado.  Em um experimento, um humano pede a dois cachorros diferentes (que estão um do lado do outro) para dar a pata.
Um cachorro, quando dá a pata, recebe um petisco, enquanto o outro, ao fazer o mesmo comando, não recebe nada.  Depois que o segundo cachorro observa que ele não está sendo recompensado da mesma forma que o outro, ele pára de dar a pata e se recusa a olhar para o humano, virando a cabeça ao lado quando a pessoa conversa com ele.
Comportamentos como esses apontam para a habilidade que cães têm de se comparar com o outro e, a partir dessa comparação, determinar se eles estão sendo injustiçados.  A dor de não receber igual ao outro é forte suficiente para que o cachorro se remova da brincadeira e evite olhar para o humano.

A cara de culpa dos cães é verdadeira

E não são somente essas emoções que os cães sentem.  Eles também sentem vergonha, inveja, culpa e empatia.
Aliás, o cão ama tanto o seu dono, que alguns aspectos de sua personalidade são alterados por conta da influência da personalidade do dono .  Por exemplo, cachorros são mais agressivos durante o passeio  quando caminham com pessoas mais sérias e tensas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário