sábado, 21 de setembro de 2013

Casa do Bem recebe ações de cidadania no Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior

Nem mesmo a chuva que caiu na manhã deste sábado (21) atrapalhou as ações de cidadania alusivas ao Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior, promovido por acadêmicos do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), na Casa do Bem, no bairro de Mãe Luiza, zona Leste de Natal. Cerca de 60 alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Direito e Psicologia participaram do evento durante toda a manhã. Professores e funcionários também se envolveram na ação voluntária. Ao todo, cerca de 500 pessoas, entre adultos e crianças, foram atendidas.

A instituição levou para a Casa do Bem atendimento de Enfermagem com a realização de teste glicêmico, aferição de pressão arterial e análise de problemas dermatológicos, palestras sobre hipertensão e diabetes.

Na área de Nutrição, foi oferecida uma oficina sobre hábitos alimentares. Os alunos de Fisioterapia fizeram a avaliação e orientação postural e avaliação de pé chato. Em Educação Física, houve campeonatos de vôlei e futebol na orla da Via Costeira, além de mostra de artes marciais. Além disso, houve contação de história, plantão jurídico, com alunos de Direito, e plantão psicológico.

A coordenadora do Núcleo de Extensão do UNI-RN e responsável pela ação de cidadania, Ana Maria Souza, explicou que o Dia Nacional da Responsabilidade Social no Ensino Superior é uma ação da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior.

Ela disse que a escolha pela Casa do Bem deve-se ao fato de já existir uma parceria entre as duas instituições e também por ser no entorno do Centro Universitário. “As instituições devem procurar fazer ações no seu entorno, para que elas causem algum impacto de mudança na comunidade que está próxima à sua sede. A proposta desse dia é que a instituição quebre as barreiras que existem entre a universidade e a comunidade e ultrapasse os muros da universidade e leve os conhecimentos para a população, de forma aplicada e lúdica”, destacou Ana Maria Souza.

A coordenadora ressaltou a importância da ação para a formação acadêmica dos universitários. “É de fundamental importância, pois vai mostrar para os alunos como é a realidade na comunidade, mostrando que é necessário respeitar os hábitos e culturas da comunidade. Nas ações sociais, focamos sair do tecnicismo, onde os estudantes podem exercer a pratica, aliada a cidadania”, afirmou. Este é o quarto ano que a ação é realizada na Casa do Bem.

O estudante de Enfermagem, Marcus Fábio, participou das ações com palestras educativas, dentro do Projeto de Extensão da Universidade, Juventude Consciente, que são três palestras voltadas para o público adolescente, mas que foram adaptadas para todas as faixas etárias. As palestras são voltadas para drogas, DSTs e AIDS e gravidez e aborto na adolescência.

“Quando estamos na comunidade, no local onde a população vive, eles se sentem mais a vontade para tirar as dúvidas, principalmente sobre drogas e DSTs, e nós temos a oportunidade de explicar melhor e através da informação evitar esses problemas. Todos foram bastante receptivos e participativos, principalmente os meninos em relação às drogas e também ficaram impressionados com as DST. Fico satisfeito e feliz sabendo que podemos contribuir com a redução do índice dessas doenças e de dependentes químicos”, afirmou o estudante Marcus Fábio.

Flávio Resende, idealizador da Casa do Bem, conta que a parceria com o UNI-RN já existe há vários anos, em diversas frentes de atuação, e que a ação deste sábado dinamizam as já realizadas pela Casa do Bem. “Temos muitas ações, mas essas concentradas oferecem serviços que não tem nosso cotidiano. Essas ações completam os serviços que oferecemos no dia a dia, abrindo um leque de oportunidade bem maior e tudo isso vai de encontro à missão da Casa do Bem que é fazer o bem sem olhar para quem, em todas as áreas, em todos os dias”, destacou Flávio Resende.

O Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular foi criado desde 2005 e tem como objetivo trabalhar por um futuro melhor para a sociedade. Milhares de instituições de ensino superior (IES) em todo o país participam do momento de solidariedade. O UNI-RN disponibiliza atendimento e é um dos parceiros do projeto no Rio Grande do Norte desde 2007. A participação no dia valerá de 10 horas de atividade complementar para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário