domingo, 22 de setembro de 2013

Um amigo que ajuda a salvar vidas



Roberto Cavalcanti - Repórter

Uma história de solidariedade e amor ao próximo. É assim que um grupo de mães classifica o acolhimento dado pela Associação Amigos do Coração da Criança (Amico). Mulheres como Adriana dos Anjos, mãe do garoto Paulo Henrique Silva de Albuquerque, hoje com 10 meses de idade.

Paulo Henrique nasceu com uma cardiopatia congênita muito complexa . O nome é Hipoplasia do lado esquerdo do coração, ou seja, nasceu com apenas metade do coração e é a primeira criança do RN a ser submetida a uma cirurgia de correção com sucesso.

A maioria das crianças atingidas por essa doença não são diagnosticadas a tempo, principalmente por falta de um acompanhamento no pré-natal.

 O garoto Henrique, nascido em Santo Antônio do Salto da Onça, em 17 de novembro 2012, sofreu uma parada cardíaca aos 3 dias de nascido e foi trazido pela mãe para o Hospital Santa Catarina. Lá, foi atendido pela médica pediatra  Adenilde que, ao diagnosticar a enfermidade, encaminhou o garoto para o INCOR/Promater, unidade de atendimento a pacientes com cardiopatias, onde foi operado.

Acolhimento

Como o problema dele requer muito cuidado como medicamento, alimentação específica, a equipe que o atendeu entrou em contado com os colaboradores da Amico de Natal, que a partir de então passou a acolhê-lo em sua sede.

Naquele ocasião, Paulo e a mãe ficaram hospedados por alguns dias enquanto se recuperava, voltando para casa em seguida. Mas a enfermidade  do garoto não era coisa simples. Seria necessário uma nova cirurgia para complementar o tratamento. Mais uma vez Adriana procurou os colaboradores da Amico para tentar, mais uma vez, salvar a vida do filho.

Agora o procedimento era mais complicado. Era necessário a ida dele para São Paulo. Nesse momento a casa de apoio não teve dúvidas: José Madson Vidal, diretor presidente da Amico, junto a Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN (Sesap) – que bancou os custos com passagem e estadia - levou a criança para o Hospital da Beneficência Portuguesa, que tem os melhores resultados cirúrgicos de sobrevida com este tipo de doença no mundo.

Ficaram na capital paulista de 23 de agosto a 18 de setembro, quando retornaram a Natal e continuam acolhidos na associação, recebendo os cuidados necessários para sua recuperação. Adriana diz que quando ela nota qualquer mudança de comportamento em Paulo, entra imediatamente em contado com a Amico.

“Se não fosse o apoio que tive aqui, meu filho não estaria vivo. Foi só através deles que consegui fazer a cirurgia que pode salvar a vida de meu filho”. Disse Adriana

Ajuda


E complementa fazendo um apoio. “Quem puder ajudar a Amico, que ajude. Porque é uma instituição séria, que trabalham para salvar vidas”.

No momento estão hospedados na Amico, além de Paulo Henrique, mais quatro crianças: Rebeca Beatriz de 7 meses, Elilayne Cauana de 3 meses, Emanuel Mateus de 6 meses e Lívia Cistine de um mês e 5 dias, todas com cardiopatias diferentes. Todas elas acompanhadas pelas mães. Elas recebem apoio psicológicos, assistência social, nutricionista, entre outros profissionais.

Amico atende cerca de 1.500 crianças por ano


Associação Amigos do Coração da Criança é uma instituição, sem fins lucrativos, que atende cerca de 1.500 crianças cardiopatas por ano. Possibilitando o acompanhamento hospitalar, distribuição de medicamentos e mantimentos necessários, bem como a acomodação dos pacientes e de suas famílias, vindas, não só do interior do estado mas, de pessoas que vivem em bairros periféricos da capital e que necessitem de apoio.

Desde o início de 2010 a associação funciona nas instalações da Incor (Instituto do Coração de Natal). A parceria se estende também as consultas e exames. Para as cirurgias o parceiro é o Hospital e Maternidade Promater.

No primeiro semestre de 2011 foi inaugurada a sede própria da Associação. Localizada na Rua Amintas Barros, 2935, a Casa de Apoio as Crianças Cardiopatas será inaugurada no próximo dia 27. O objetivo dos médicos e voluntários é expandir e melhorar o atendimento aos pacientes e seus familiares.

Na nova sede, mais de oito profissionais - entre nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos – irão expandir o número de pacientes assistidos, no entanto será necessário a participação de voluntários para contribuir com as atividades da casa, que fica localizada na Av. Amintas Barros, 1350, no bairro de Lagoa Nova em Natal. O telefone de contato é : 3206.1941.

Quem quiser contribuir com a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), o número da conta corrente no banco Itaú é: 07569-0 – Agência: 8380. No Unicred a conta é: 2604-2 e ag. 2207. O CNPJ da Amico é: 079.409.0600013-5. Os telefones para contato são: 84 – 3206.1941 e 84 – 9659.4445.

Nenhum comentário:

Postar um comentário