terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mineiro: “Não há prova de desvio de recursos. Querem condenar o PT”

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) defendeu mais uma vez a antiga cúpula nacional petista, condenada e presa na última sexta-feira por decreto expedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Segundo o petista potiguar, o ato da prisão foi o “desdobramento de um processo equivocado”. Mineiro contesta o Mensalão, afirmando que não houve desvio de recursos públicos e que querem condenar não apenas José Dirceu e José Genoino, ex-presidentes do PT, mas o partido todo.

Segundo Mineiro, o único processo que existiu no mensalão foi o caixa dois. “Desdobramento de um processo equivocado. Eles deveriam ser julgados e condenados pelo que fizeram: processo de caixa dois na campanha. Como os próprios autos processuais preveem. Mas tem um regime marcado por exceção, para fazer a condenação não apenas dele, mas do partido como um todo. O que fizeram foi caixa dois. Mas tudo foi relevado, inclusive com forte apoio midiático, enquanto não tem nenhuma prova de desvio de recursos públicos no processo como um todo”, avaliou.

Fernando Mineiro voltou a afirmar que é solidário, tanto a Dirceu, quanto a Genoino. Ao serem presos, os dois integrantes da cúpula do PT fizeram gestos de resistência com o punho cerrado e o braço erguido, em posição de luta, e se disseram presos políticos.

Para mostrar sua solidariedade, Mineiro trocou o avatar no Twitter, por uma montagem com as imagens de Dirceu e Genoíno. “Lógico que sou solidário; e absurdo é serem condenados a semiaberto, e desde sexta-feira estarem presos em regime fechado”, disse ao JH.

Ainda segundo o petista, o objetivo maior da condenação e prisão dos petistas é justamente a pauta da sucessão nacional de 2014. “Esse processo vem se arrastando há oito anos. Entrou na pauta eleitoral em 2006, em 2010 e em 2012. Então é permanente. O assunto entrou nas últimas quatro eleições, foi usado fortemente nas eleições, principalmente em São Paulo”, afirmou.

INTERNAS
Sobre as eleições internas do PT, Mineiro reafirmou a vitória do atual presidente, Eraldo Paiva. “Eraldo é o presidente eleito nas normas, reconhecido inclusive pela nacional. Sobre este assunto do PED, não há novidades. O PED para nós já é página virada”, disse.

Segundo Mineiro, entretanto, houve recursos tanto da parte de Eraldo, quanto da parte de Olavo Ataíde. Ele cita as eleições em Lucrécia e Carnaúba dos Dantas como locais onde ocorreram problemas. Em Lucrécia foram retirados 15 votos da contagem, e quem coordenou a eleição lá pediu a anulação. Já em Carnaúba dos Dantas, os dados também não bateram com a votação. “E tem outros exemplos. Nós pedimos a anulação dessas votações. Fizemos ao todo nove recursos”, contou.

Mineiro conclui afirmando que o PT irá a partir de agora se preparar para fazer a disputa externa, que são as eleições de 2014. “Já que fizemos a disputa interna, que se encerrou, agora vamos nos preparar para a disputa externa”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário