sexta-feira, 2 de maio de 2014

Rio Grande do Norte deve imunizar 1 milhão de cabeças de gado contra aftosa


Começou nesta quinta-feira (1º) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Estado do RN (Idiarn), a expectativa é que 1 milhão e 60 mil cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos (búfalos) atualmente registrados no órgão, sejam vacinados até o dia 31 de maio.
Cada pecuarista deve apresentar ao Idiarn a nota fiscal da compra das vacinas e o certificado de vacinação até o dia 15 de junho. Os bois e búfalos de todas as idades devem ser imunizados. A declaração de vacinação também pode ser entregue aos escritórios do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou nas secretarias municipais de agricultura.
O Rio Grande do Norte é reconhecido oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como área livre de febre aftosa com vacinação desde o ano passado. Com o reconhecimento e certificação oficial, o estado fica livre de restrições para receber e enviar animais a lugares do país que possuem o mesmo nível de segurança sanitária contra a doença.
“Nós já somos área livre de febre aftosa. Nosso apelo aos criadores é que eles comprem a vacina, declarem a vacinação e atualizem o rebanho existente no Estado, de modo que possamos manter o alto padrão genético do nosso gado, traduzindo essa qualidade com mais produção de leites e carnes. Acreditamos que o criador deve estar sempre protegendo seu rebanho, que pode ser caracterizado como patrimônio econômico e genético do RN”, destacou Maria Leonice de Freitas, diretora-geral do Idiarn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário