terça-feira, 8 de julho de 2014

Registrados em Ponta Negra e Neópolis dois novos casos positivos de raiva em morcegos


A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do seu Departamento de Vigilância em Saúde e do Centro do Controle de Zoonoses, comunica a notificação de dois casos positivos de Raiva em quirópteros (morcegos) no município de Natal. Os casos foram registrados nos bairros de Ponta Negra e Neópolis, Distrito Sanitário Sul.
O risco da transmissão de Raiva de morcego para humanos e animais de estimação existe devido à proximidade desses animais às residências. A situação epidemiológica da Raiva em Natal não é diferente da situação do Brasil, que apresenta aumento no número de pessoas atendidas pelo serviço de saúde devido a contatos ou agressões por morcegos.
A Raiva é uma grave antropozoonose que causa um quadro de encefalomielite infecciosa aguda e fatal, podendo acometer todos os mamíferos (WARREL & WARREL, 2004). Seu agente etiológico é um vírus pertencente à ordem Monegavirales (HANKINS & ROSEKRANS, 2004).
A principal via de transmissão da Raiva é o contato com a saliva contaminada de um animal doente (HANKINS & ROSEKRANS, 2004; WARREL & WARREL, 2004), mais comumente através de lesão da pele do indivíduo, uma vez que o vírus não penetra pela pele íntegra. O modo mais comum de transmissão é a mordedura, mas o contato do vírus com soluções de descontinuidade da pele ou com membranas nasal, bucal ou ocular também são importantes (BRASS, 1994; HANKINS & ROSEKRANS, 2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário