terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Seca e previsão de poucas chuvas alertam o RN para economia d’água


Com o sol escaldante que tem dominado os dias no Rio Grande do Norte, economizar água torna-se uma missão quase impossível, mas extremamente necessário. Para o sertão potiguar, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn) já apontou para fortes possibilidades de mais um ano de chuvas abaixo da média. Ou seja, seca.  Os três maiores reservatórios já registravam a média preocupante de 35% da sua capacidade total segundo o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).

No litoral a situação também não se apresenta de forma menos crítica. No início deste ano, as chuvas de verão foram tímidas na região metropolitana de Natal, onde mais de um terço da população do Estado reside. Por esses e outros motivos se torna tão importante economizar um recurso tão precioso e ao mesmo tempo finito como a água.

Um dos produtos que tem se popularizado e conquistado os banheiros de quem se preocupa com o meio ambiente é são as válvulas de descarga com duplo acionamento. Os dois botões ajudam a dosar a quantidade de água de acordo com a necessidade fisiológica a ser despejada na bacia sanitária.

Um botão menor aciona um volume de três litros, geralmente usado logo depois de urinar. Para fezes, há a possibilidade de acionar o dobro do volume. O melhor é que esse produto não é tão caro. Pode ser encontrado no mercado a partir de R$ 57,95. Mas o melhor mesmo é a economia, que pode chegar a 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário