terça-feira, 10 de novembro de 2015

'A economia do país parou', diz comando da greve de caminhoneiros

O caminhoneiro Ivar Luiz Schmidt é o autor da página do facebook 'Comando Nacional de Transporte' que convocou a paralisação dos caminhoneiros nesta segunda (9) e terça-feira (10). A categoria bloqueou vias em pelo menos 14 estados do país e pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff. "A economia do Brasil está parada e nós não vemos nenhuma perspectiva de melhora", diz Ivar Luiz Schmidt.
Quando perguntado se é o líder do movimento, responde sem titubear: "sim". Segundo ele, a página foi criada em dezembro de 2014 após o governo federal anunciar um reajuste no preço do óleo diesel. Em março deste ano houve a primeira paralisação convocada pelo Comando Nacional de Transporte. À época, a pauta de reivindicações incluía a redução do óleo diesel, implantação de uma tabela de fretes e isenção de cobrança de pedágios para eixos erguidos.
Desta vez a reivindicação é apenas a saída da presidente Dilma Rousseff. "Nós não vemos perspectivas de melhora desde o início de 2014. Nós somos os primeiros a sentir a crise porque transportamos matéria-prima, transportamos o que é produzido no país", diz Ivar.
A paralisação de caminhoneiros desta segunda-feira (9) bloqueou rodovias na BA, CE, ES, GO, MG, MS, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP e TO. Ivar Schmidt explica que a mobilização foi convocada exclusivamente pelas redes sociais. "Além da página - que já tem mais de 40 mil pessoas, nós temos vários grupos no whatsapp. São grupos de todas as regiões do país. Já são mais de 70 grupos onde trocamos mensagens e nos organizamos", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário