quinta-feira, 21 de novembro de 2013

População comemora volta Nivaldo Alves ao comando da prefeitura de Lajes Pintadas em grande carreata










Via: O Diário de Lajes Pintadas

Grande movimentação em Lajes Pintadas com a volta do prefeito Nilvaldo Alves

O Tribunal Superior Eleitoral absolveu a sentença do prefeito Nivaldo Alves (PR) e do seu vice-prefeito Raimundo Diogo (PHS). 

A cidade já estava em campanha há mais ou menos um mês e tinha a eleição marcada para o dia 1° de dezembro. Com a decisão do TSE de hoje, está cancelada a eleição.

Mais uma adolescente comete suicídio depois de fotos íntimas vazarem


Uma adolescente, de 16 anos, foi encontrada enforcada em Veranópolis (a 176 quilômetros de Porto Alegre-RS). A suspeita da polícia é que Giana Laura Fabi tenha cometido suicídio depois de descobrir que uma foto dela seminua foi publicada na Internet.

A família relatou à polícia na tarde desta terça-feira (19) a possível ligação do suicídio com a foto. A jovem foi achada em casa já morta na última quinta-feira, enforcada com um cordão de seda.

Segundo o delegado Marcelo Ferrugem, um amigo da adolescente repassou a foto em uma mensagem privada numa rede social. Na imagem, Giana mostra os seios.

Uma amiga da adolescente, que recebeu a foto, alertou Giana. A colega contou à polícia que a jovem ficou transtornada.

Naquela tarde, ainda segundo o delegado, a mesma amiga viu uma mensagem de Giana num microblog em que dizia que daria um fim à própria vida para não ser um estorvo para ninguém. Ela tentou diversas vezes falar com Giana por telefone, mas ninguém atendeu.
Nesta quarta-feira (20), o delegado ouviu o rapaz de 17 anos apontado como quem postou as fotos. Ele confirmou que a captação da imagem ocorreu há seis meses, durante uma conversa dele com Giana pelo Skype. Ele pediu a ela que mostrasse os seios e, nesse momento, gravou a imagem em formato de foto.

Foi essa foto que repassou a outros quatro amigos, segundo disse em depoimento. Os quatro citados serão ouvidos pela polícia.

Maiores de idade que repassaram as imagens podem responder pelo crime previsto no artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – divulgar cenas impróprias envolvendo menores de idade. A pena varia de três a seis anos de prisão.

O adolescente que repassou as fotos, segundo Ferrugem, dificilmente deve ser internado, mas responderá com alguma medida socioeducativa, como prestação de serviço à comunidade.

Antes do possível suicídio, Giana postou uma mensagem de “despedida” em sua conta aberta do Twitter, que foi comentada por uma de suas amigas, quando a sua morte se tornou pública na imprensa.

Cespe/UnB organizará concurso com 566 vagas da Polícia Federal

Por meio de extrato de dispensa de licitação, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14/10), a Polícia Federal (PF) definiu o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) como banca organizadora de seu novo concurso, com 566 vagas. As oportunidades são de cunho administrativo, nos postos de engenheiro (11), administrador (4), psicólogo (3), arquivista (2), assistente social (7), contador (5), todos de nível superior. A portaria foi publicada na página 124 da terceira seção.

Quem tem nível médio também poderá entrar na disputa pela função de agente administrativo (534). O concurso foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em maio deste ano e o edital deverá ser publicado até novembro.
 
Mais seleções
Estão em andamento três certames da Polícia Federal, com 600 vagas – 150 para o cargo de delegado, 100 para perito criminal e 350 para escrivão. No total, 166.052 pessoas se inscrevem para a primeira etapa da seleção (prova objetiva). A concorrência para perito foi de 35.800 pessoas (358 pessoas por vaga), 46.633 tentam o posto de delegado (310 por vaga) e 83.619 disputam o cargo escrivão (238 por vaga). O certame reserva cinco por cento das chances a pessoas com deficiência. A remuneração varia de R$ 7.514,33 a R$ 14.037,11 para uma jornada de 40 horas de trabalho por semana.

Para concorrer ao posto de delegado, o candidato deve possuir nível superior em direito. Para escrivão, é exigido diploma de graduação em qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já a função de perito demanda graduação nas áreas de ciências contábeis, ciências econômicas, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia de telecomunicações, engenharia de redes de comunicação, ciências da computação, informática, análise de sistemas, engenharia da computação, engenharia agronômica, geologia, engenharia química, química industrial, química, engenharia civil e medicina, entre outros. Todos os candidatos precisam ter carteira de habilitação na categoria B.

A seleção é composta por exame de aptidão física e médico e avaliação psicológica. Aqueles que concorrem ao posto de delegado também passarão por prova oral e de títulos. Quem pleiteia a função de perito será avaliado pela experiência profissional. Escrivães terão prova prática de digitação. Aprovados em todas as etapas ainda serão submetidos ao curso de formação profissional, que será ministrado pela Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília.

Tomba pede que MP e Judiciário investiguem cassação feita pela Câmara de Santa Cruz



O deputado estadual Tomba Farias (PSB) reagiu duramente ao que chamou de 'golpe na democracia', desencadeado pela Câmara Municipal de Santa Cruz, na última terça-feira. O parlamentar solicitou que o Ministério Público e do Poder Judiciário em Santa Cruz, investiguem a iniciativa da Mesa Diretora do Legislativo santacruzense, que ontem "cassou" o mandato do vereador Monik Melo, ao apresentar - durante uma sessão-relâmpago que durou nove minutos - uma "carta renuncia" que teria sido assinada pelo vereador.
Monik Melo nega que pretenda renunciar ao mandato e garante que não tem consciência de que assinou um documento com essa finalidade.
De acordo com Tomba Farias, a Câmara Municipal "rasgou a Constituição e a democracia", ao fazer a cassação de um vereador, sem oferecer a ele o direito de falar e de participar da própria sessão que o cassou. "A população de Santa Cruz não aceita esse tipo de atitude e de mau exemplo de quem deveria dar o bom exemplo", enfatiza.




Via: Blog do Édipo Natan

Prefeito Alcimar solicita ao Banco do Brasil agilidade na implantação da agência em Tangará


O Prefeito Alcimar Germano foi até a agência regional do Banco do Brasil, em Santa Cruz, solicitar agilidades na implantação definitiva do posto de atendimento de Tangará, que enfrenta dificuldades após arrombamento no caixa eletrônico, além da falta de mais serviços solicitados pela população para a agência da cidade.

O gerente-geral Augusto César recebeu o Prefeito Alcimar, que estava acompanhado do ex-prefeito Gija, do secretário de infraestrutura, Carlos Abdala e do secretário de comunicação, Wallace Maxsuel. Foi informado que o Banco estava buscando agilidade e rapidez para resolver os problemas de Tangará, mas que existiam limitações burocráticas para melhorar e ampliar os serviços do Banco do Brasil em Tangará.

Alcimar se mostrou não muito satisfeito com essas limitações, mas garantiu ao Gerente que a Prefeitura de Tangará fará todas as parcerias possíveis para garantir o funcionamento de qualquer agência bancária que queira trazer desenvolvimento para Tangará, além de movimento um fluxo financeiro na cidade.

Alcimar e Gija se comprometeram de levar os problemas existentes para as autoridades estaduais, com objetivo de que seja atendido este pleito para o município de Tangará. "Com agências bancárias em Tangará vamos aumentar o fluxo financeiro da cidade, o que vai aumentar o recolhimento de impostos para investir em mais serviços para a população. Precisamos fazer com que o cidadão tangaraense possa ter ao seu alcance uma agência bancária com serviços bons. A Prefeitura vai abraçar o projeto daquele banco que trouxer uma agência plena e cheia de serviços para garantir que o dinheiro de Tangará circule em Tangará", afirmou enfaticamente o prefeito.






SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Final de semana esportivo em Santa Cruz teve competições de basquete e vôlei



No último final de semana foram realizadas duas competições esportivas em Santa Cruz: o V Torneio de Basquete e o 1º Intermunicipal de Vôlei, ambas previstas no Calendário Esportivo definido pela Prefeitura de Santa Cruz para 2013.

A Prefeitura de Santa Cruz, por intermédio da Diretoria Municipal de Esportes e Lazer, promoveu a competição de vôlei que reuniu equipes de Santa Cruz e da região em partidas que foram realizadas no Ginásio Deputado Marcilio Furtado.

O Poder Público Municipal também foi o principal parceiro da Associação Santa-cruzense de Basquete (ASB) na realização do V Torneio Intermunicipal Basquete. A competição reuniu duas equipes de Santa Cruz e também equipes de Parelhas/RN, Currais Novos/RN, Montanhas/RN e Caiçara/PB.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Monik Melo continua no cargo de vereador após decisão da justiça

DECISÃO
JEFFERSON MONIK LIMA DE MELO ajuizou Ação Cautelar Inominada em desfavor da Câmara Municipal de Santa Cruz/RN e de MARIA APARECIDA DE SOUZA ROCHA, alegando, em síntese, que: a) na qualidade de vereador, se dirigiu à Câmara Legislativa do município de Santa Cruz/RN para participar da sessão ordinária do dia 19 de novembro do ano corrente, tendo sido impedido de adentrar nas instalações daquele órgão; b) estupefato com a situação, tomou conhecimento de que seria lido naquela sessão a sua suposta renúncia ao cargo de vereador, conforme requerimento levado à mesa da presidência da Câmara; c) não reconhece o referido documento, o qual padeceria de vícios relativos à sua confecção e, também, à sua validade, visto que jamais teria assinado qualquer carta de renúncia ao seu mandato; d) apresentou pedido de retratação da renúncia no dia seguinte à sessão ordinária, o qual merecia ser acatado em virtude da não emanação dos efeitos do ato renunciante, em razão da ausência da sua publicação em imprensa oficial, conforme determina o artigo 67 do Regimento Interno da referida Câmara; Requereu, liminarmente, a suspensão do ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Cruz/RN que extinguiu o seu mandado de vereador, bem como a suspensão da posse da suplente de vereadora, a Sra. Maria Aparecida de Souza Rocha, supostamente marcada para o dia 21 de novembro de 2013. Juntou os documentos de fls. 19/106. É o relatório. Decido. Existem demandas cuja a apreciação posta em Juízo exigem uma certa celeridade, visto que, em virtude da plausabilidade do direito e do perigo de demora na prestação jurisdicional, o tempo pode trazer prejuízos irreparáveis ao seu respectivo titular. Diante do caso concreto, cabe ao magistrado analisar os fatos levados à sua apreciação e, de acordo com os procedimentos estatuídos no Livro III do Código Processual Civil, deferir ou não a medida cautelar vindicada, de acordo com os requisitos autorizadores para tanto, quais sejam o fumus boni iuris e o periculum in mora. No processo em epígrafe, o pleito liminar reside na suposta irregularidade do pedido de renúncia do mandado de vereador do autor, apresentado à Mesa da Câmara Municipal de Santa Cruz/RN na sessão ordinária ocorrida em 19 de novembro de 2013. Compulsando os autos, observa-se, claramente, a existência da referida Carta de Renúncia, conforme documento acostado à fl. 04. Segundo se depreende do referido escrito, o autor teria, de fato, renunciado ao seu mandado de legislador municipal, conforme assinatura ali aposta, que, inclusive, foi reconhecida pelo 1º Cartório Extrajudicial de Santa Cruz/RN. Todavia, de acordo com os relatos autorais e os documentos acostados à exordial, a referida renúncia não apresenta, pelo menos neste momento de cognição sumária, os requisitos necessários à sua perfectibilização. Inicialmente, o fato do autor negar a autoria do documento, por si só, atrai um juízo de incerteza acerca da veracidade e idoneidade do mesmo, implicando na sua análise pormenorizada. Por sua vez, a existência de assinatura reconhecida em Cartório não fulmina a hipótese da prática de fraude, sendo necessário se perquerir nesse sentido. Do mesmo modo, a forma como se deu a extinção do cargo público do autor corrobora com o entendimento sumário de que o respectivo ato da Mesa da edilidade não se revestiu dos devidos alicerces legais, uma vez que o autor foi “barrado”, sem nenhuma justificativa, na entrada da sessão ordinária em comento. Pelo contrário, o conjunto probatório trazido à este Juízo faz concluir, de forma não prescipitada, que existem fatos a serem apurados no tocante à renúncia do mandado eletivo sub judice, porquanto existam muitos atos (supostamente) contrários à ordem e à lei, bem como de atitudes deveras estranhas ao cotidiano da edilidade local. Outrossim, além da expressa negativa da confecção da carta de renúncia, há de se ressaltar que o autor apresentou, no dia seguinte à referida sessão ordinária, pedido de retratação (fl. 62), manifestando sua discordância aos termos da renúncia, o que teria o condão de fulminar os efeitos renunciantes. Isto porque, o artigo 67 do Regimento Interno daquela Casa Legislativa estabelece que: A renúncia será comunicada por escrito à Mesa, em documento com firma reconhecida, e só se tornará perfeita e irretratável, depois de lida no expediente e publicada na impressa oficial, embora não dependa da deliberação da Câmara. Desse modo, ao interpretar dito preceito normativo, conclui-se que a renúncia somente será perfectibilizada após a respectiva leitura no expediente da sessão e, também, da sua publicação na impressa oficial. Em simples consulta aos sítios eletrônicos do Diário Oficial do Estado (www.dei.rn.gov.br/dorn) e do Diário Oficial do Município de Santa Cruz/RN (http://www.diariomunicipal.com.br/femurn), não se constata qualquer publicação do ato de renúncia praticado pela Mesa da Câmara Legislativa municipal, razão pela qual o pedido de retratação deveria, ao que tudo indica, ter sido reconhecido, expurgando os efeitos da extinção do mandado autoral. Diante desse contexto, há de se reconhecer a pretensão liminar postulada pelo autor, uma vez que presentes os requisitos autorizadores para tanto. A “fumaça do bom direito” encontra-se manifesta nas (supostas) irregularidades do ato de renúncia do mandado eletivo do autor, o qual, somado à negativa autoral da sua confecção, fazem transparecer a idoneidade das alegações iniciais. Já o “perigo de demora” se faz presente nas consequências advindas com a renúncia em destaque, visto que, além de privar o autor de verbas de natureza alimentar, aparenta existir sessão legislativa marcada para a nomeação da suplente de vereadora ré. Além de onerar o município e, por corolário, a sociedade com o pagamento de subsídio de vereadora ingressante em cargo cuja vacância está sendo discutida em Juízo, os possíveis atos praticados por ela poderiam ser tidos como nulos, não justificando, pelo menos nesse momento, sua nomeação para exercer dito mandato. Ademais, quanto ao pedido cautelar de apresentação de documento, entendo merecer igual guarida, visto que a exame da Carta de Renúncia do mandado eletivo do autor mostra-se imprescindível ao julgamento escorreito do feito.
Pelo exposto, defiro os pedidos liminares formulados para suspender os efeitos do ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Cruz/RN que extinguiu o mandado de Vereador de Jeffersson Monik Lima de Melo em decorrência da (suposta) renúncia apresentada na sessão legislativa ordinária do dia 19 de novembro de 2013, autorizando o mesmo ao retorno das atividades inerentes ao cargo até decisão judicial contrária.
Determino a suspensão da posse de MARIA APARECIDA DE SOUZA ROCHA para o cargo de vereadora suplente do mandado eletivo de Jeffersson Monik Lima de Melo, vago em razão da (suposta) renúncia lida na sessão ordinária do dia 19 de novembro de 2013, que tenha sido realizada ou venha a se realizar em sessão ordinária ou extraordinária da Câmara Legislativa de Santa Cruz/RN.
Determino, ainda, que a Câmara Legislativa de Santa Cruz/RN apresente, no prazo de 05 (cinco) dias, o termo de renúncia do mandado do autor, lido na sessão ordinária do dia 19 de novembro de 2013.
Intime-se os réus para tomarem conhecimento do presente decisum, bem como para cumprirem as ordens aqui exaradas. Cite-se os réus para, no prazo de 05 (cinco) dias, contestarem o feito, ressalvando o prazo em dobro conferido à Câmara Municipal de Santa Cruz/RN. P. I. C.
Santa Cruz/RN, 21 de novembro de 2013.
Vanessa Lysandra Fernandes Nogueira de Souza
Juíza de Direito

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Posse da 1º suplente Aparecida de Nelson não será amanhã

Alguns blogs noticiaram que a posse da suplente de vereadora Aparecida de Nelson seria amanhã (21), mas a informação que chegou até o nosso blog foi a de que a posse acontecerá na próxima terça (26), vamos aguardar...

Policiais armados e supostamente contratados por presidente da Câmara teriam "intimidado" vereador Monik Melo

O clima nos bastidores da Câmara Municipal de Santa Cruz é preocupante. O Blog do Marcos Dantas conversou na manhã desta quarta-feira (20) com o vereador Monik Melo (PMN), que garante não ter assinado nenhuma carta de renúncia de seu mandato, mas foi afastado pela Mesa Diretora, que por sinal já convocou sua suplente Aparecida de Nelson (PPS) para ser empossada nesta quinta-feira (21). Monik relatou ter vivido momentos de constrangimento na sessão desta terça, na Câmara Municipal. De acordo com ele, o presidente do Legislativo, Samuel Palhares (PSD) contratou dois policiais militares em dia de folga, para lhe dar segurança, e aos quatro vereadores que integram o grupo de oposição.

Me abordaram quando eu ia chegando na sessão, disseram que eu não fizesse nada pois estavam ali para dar segurança ao presidente. Fui proibido de exercer a minha função de primeiro secretário da Mesa, não pude assinar a ata, não permitiram que eu falasse, fizeram uma sessão relâmpago, de oito minutos, como nunca aconteceu em Santa Cruz. é um grupo mal intencionado que vem prejudicando os trabalhos na Casa”, denunciou Monik.

Com relação aos policiais que faziam a segurança da Mesa Diretora, Monik confirmou que eles estavam armados, e permaneceram durante toda a reunião ao lado da mesa onde estava o presidente e os demais membros da mesa. “O objetivo era me intimidar, e se eu abrisse a boca, certamente eles agiriam contra mim. Nunca passei por tamanho constrangimento na minha vida. Nem cadeira para eu sentar tive direito. Permaneci o tempo todo de pé”, disse Monik. Ao final da sessão, segundo relatos de Monik, os quatro integrantes da mesa diretora, Samuel Palhares, Josemar Bezerra, Pedro Dério e Júnior dos Bodes deixaram a Câmara pela porta dos fundos, escoltado pelos dois “seguranças”.







Via: Marcos Dantas

Santa Cruz vive momentos históricos na política

Santa Cruz vive momentos históricos nos últimos meses e dias na política, primeiro formou-se o grupo de oposição intitulado de G5, onde houve fortes embates com os vereadores que formam a bancada da situação; depois veio o racha do grupo G5, com a saída do vereador Monik Melo; veio ainda a carta de renúncia do vereador Monik Melo; amanhã será a posse da suplente de vereadora Aparecida de Nelson... E muitas águas vão rolar até chegarem a um resultado final, onde saberemos quem de fato irá permanecer, se é Aparacida ou Monik Melo.









Foto: Rodolfo Rodrigues

Sorteio no dia 6 de dezembro definirá grupos para Copa; confira potes


Com a classificação da França ontem (19), após vitória por 3 a 0 sobre a Ucrânia, ficou praticamente certa a participação de todos os campeões do mundo na Copa de 2014, no Brasil. Praticamente porque o Uruguai, que goleou a Jordânia por 5 a 0, ainda fará o jogo de volta em Montevidéu e, a menos que ocorra uma catástrofe, os sul-americanos estarão em mais um mundial. Após a definição dos cabeças-de-chave através do ranking mensal da Fifa e os recém-classificados, os potes para o sorteio estão quase definidos.

Pelo que está projetado, há cenários em que o Brasil pode estar em grupo acompanhado somente por equipes de segunda linha. A Seleção poderá ter a companhia de Honduras, Argélia e Bósnia na primeira fase, por exemplo. Porém, em um cenário mais pessimista, o Brasil poderá ter que medir forças com México, França e Itália.

Para os torcedores que assistirão jogos em Natal, há a possibilidade de que grandes jogos ocorram na Arena das Dunas. Pelo que foi proposto pela Fifa e posicionamento nos potes, os natalenses poderão ter confrontos como Argentina e Inglaterra, Alemanha e Portugal, Espanha e Itália, França e Holanda, entre outros. 


Participantes da Copa do Mundo estão praticamente definidos
O sorteio para os grupos da Copa do Mundo de 2014 ocorrerá no dia 6 de dezembro, na Bahia. Confira os classificados para o Mundial e as seleções que deverão ficar em cada pote.

Pote 1: Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha, Suíça, Bélgica, Colômbia e Uruguai* 
Pote 2: EUA, Costa Rica, Honduras, México, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália
Pote 3: Gana, Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Chile**, Equador** e França***
Pote 4: Holanda, Itália, Inglaterra, Rússia, Bósnia, Portugal, Grécia e Croácia

*Uruguai decide hoje classificação para a Copa;
**Chile e Equador não podem cair no grupo de um país da América do Sul do Pote 1
***França não pode cair no grupo de um país da Europa do Pote 1

Mais de 300 anos após a morte de Zumbi, negro ainda sofre com discriminação

Comemorado hoje (20), data da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra deve servir para que os brasileiros reflitam sobre a desigualdade, a intolerância e o preconceito ainda existentes na sociedade. É o que revela nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ao mostrar, por exemplo, que, em Alagoas, os homicídios reduziram a expectativa de vida de homens negros em quatro anos.

A nota Vidas Perdidas e Racismo no Brasil aponta que, além de Alagoas, estados como o Espírito Santo e a Paraíba concentram o maior número de negros vítimas de homicídio. “Enquanto a simples contagem da taxa de mortos por ações violentas não leva em conta o momento em que se deu a vitimização, a perda de expectativa de vida é tanto maior quanto mais jovem for a vítima”, revela o estudo.

Os autores Daniel Cerqueira e Rodrigo Leandro de Moura, ambos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), analisaram até que ponto as diferenças nos índices de mortes violentas de negros e não negros estão relacionadas com questões como as diferenças econômicas, ao racismo e de ordem demográfica. “O componente de racismo não pode ser rejeitado para explicar o diferencial de vitimização por homicídios entre homens negros e não negros no país”, concluíram os pesquisadores da FGV.

Considerando o universo dos indivíduos vítimas de morte violenta no país entre 1996 e 2010, o estudo mostra que, para além das características socioeconômicas – escolaridade, gênero, idade e estado civil –, a cor da pele da vítima, quando preta ou parda, aumenta a probabilidade do mesmo ter sofrido homicídio em cerca de oito pontos percentuais.

“O negro é duplamente discriminado no Brasil, por sua situação socioeconômica e por sua cor de pele”, dizem os técnicos. No estudo, eles concluem que essas discriminações combinadas podem explicar a maior prevalência de homicídios de negros quando comparada aos índices do restante da população.

Coincidentemente, Alagoas, líder de mortes violentas, especialmente o homicídio, contra negros e pardos também simboliza a luta dos africanos escravizados trazidos da África, no século 19, para trabalhar nos canais. A personificação desta luta que, pelos índices apresentados no estudo do Ipea, ainda perdura é Zumbi dos Palmares. Alagoano de nascença e natural de União dos Palmares, Zumbi – duende na língua do povo Banto, de Angola – liderou o maior quilombo do país.

Aos 7 anos, em 1670, ele foi capturado por soldados e entregue ao padre Antônio Melo, responsável por sua formação. Com o passar do tempo, Zumbi, batizado na igreja Católica com o nome de Francisco, fugiu para o Quilombo dos Palmares onde impressiona os demais escravos fugidos de fazendas de engenho pela sua habilidade em lutas. Aos 20 anos, ele já tinha se tornado o maior estrategista militar e guerreiro, responsável pela derrota imposta pelos quilombolas na luta contra soldados fiéis ao império português.






Com informações da Agência Brasil.

Inscrições abertas para o programa 'Atleta do Futuro' em Natal

As inscrições para o programa 'Atleta do Futuro' foram abertas nesta terça-feira (19) em Natal. A ação de incentivo à atividade física é para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Os interessados podem se inscrever no Ginásio Nélio Dias levando declaração de matrícula de qualquer rede de ensino e uma autorização dos pais.

Segundo a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Sejel/Secopa), diferente das escolas esportivas, o 'Atleta do Futuro' dá a oportunidade aos jovens natalenses de experimentarem várias práticas esportivas.

Após vivenciar diversas modalidades, o atleta mirim será direcionado para a atividade que demonstrar maior desempenho. A ideia geral é de fazer com que a criança opte pelo seu esporte favorito de acordo com suas habilidades.

O programa é dividido em fases. A Multiesportiva atende a crianças de 7 a 8 anos. É nessa faixa etária que as atividades serão praticadas de maneira lúdica, ou seja, o exercício será realizado como forma de ampliar as brincadeiras e oferecer aprendizados. Na segunda fase, a Pré-esportiva, jovens de 9 a 10 anos aprendem, a cada mês, uma modalidade diferente de esporte. Nas fases Esporte 1(11 a 13 anos); Esporte 2 (14 a 15 anos) e Esporte 3 (16 a 17 anos), os alunos podem escolher vôlei ou futsal para dedicação exclusiva.

Nesse primeiro momento do programa, os pólos onde acontecerão as atividades são: o Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal e a quadra do Midway, em Lagoa Seca. A expectativa da Sejel/SeCopa é que a primeira etapa do Atleta do Futuro conte com 300 alunos inscritos.

Prefeitura de Santa Cruz realiza abertura oficial da Semana do Bebê

A Prefeitura de Santa Cruz realizou na noite desta segunda-feira (18), em solenidade que aconteceu no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a abertura oficial da Semana do Bebê, que tem como tema: "Todos Juntos pela Primeira Infância."

O evento contou com uma apresentação cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e com a presença da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, dos vereadores Raimundo Fernandes, Tarcisio Reinaldo, Monik Melo, Ana Fabrícia (Aninha) e Gilcelly Adriano, além de conselheiros tutelares, secretários e colaboradores da administração municipal. Os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra que foi ministrada pela médica pediatra, Dra. Elza Seabra, com o tema: Valorização da Primeira Infância.

A Semana do Bebê é realizada com ações coordenadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e por uma equipe intersetorial que conta com profissionais das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. A programação consta de atividades culturais e de lazer, palestras, debates e oficinas. O intuito das ações é levantar e discutir temas como a saúde e o bem estar da gestante, a prevenção da violência, a importância da amamentação e a redução da mortalidade infantil.

Para a Prefeita Fernanda Costa, essa é uma oportunidade para se discutir de forma mais organizada as ações voltadas para as crianças. “Já existem ações efetivamente acontecendo no município mas nós precisamos divulgar, discutir e aprofundar essas ações para que a gente possa ter um envolvimento também  da sociedade, já que essa é uma responsabilidade não só do Poder Público Municipal, Estadual e Federal mas também de cada um de nós, como cidadãos”, disse Fernanda.












 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Monik Melo faz desabafo em sua página do facebook

O vereador Monik Melo, fala como foi difícil os momentos que passou na Câmara Municipal de Santa Cruz na noite de hoje.




" Fui impedido de exercer o meu mandato, de assume minha função de 1º Secretário, de me pronunciar, de assinar a ATA e ainda contrataram 2 seguranças para ameaçar a minha integridade Parlamentar ".

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Em nota Monik Melo diz que documento de sua renúncia é falso


























NOTA OFICIAL
Inicio esta nota oficial tranquilizando meus eleitores quanto à manutenção do meu mandato de vereador de Santa Cruz. Sou vereador e tenho total vontade de continuar exercendo este cargo de servir a população do nosso município.

Afirmo a população de Santa Cruz que não tenho como nunca tive a menor intenção de renunciar ao cargo de vereador e que fui impedido de exercer minhas funções nesta noite, por decisão arbitraria e inconsequente da Mesa Diretora da Casa e de seu presidente Samuel Palhares, na qual faço parte como 1º Secretário e não fui comunicado sobre tal situação.

Informo também que não tenho consciência de ter assinado um documento com este fim e que não faz parte de minha natureza tomar uma decisão como esta, renunciando um mandato me dado pelo povo para trabalhar pela comunidade, tanto que compareci a maioria das sessões, buscando defender os anseios da população, inclusive estive presente a esta sessão que foi lido este documento.

Vejo esta situação como uma manobra dos vereadores da oposição de Santa Cruz, que ficaram insatisfeitos com a minha decisão de ingressar na base da prefeita Fernanda Costa, e não admitem me ver ajudando a população do nosso município.

O meu setor jurídico já foi acionado para tomar as devidas providencias para anular, em um curto prazo, esta decisão.

Por fim, tenho a tranquilidade que continuarei como vereador de Santa Cruz, trabalhando pelo bem de nossa população e pelo desenvolvimento de Santa Cruz, terra que amo e que defenderei o que é melhor para nossos munícipes.

Monik Melo

VEREADOR







Informações: Blog do Édipo Natan

Monik Melo renunciou ou não? Foi levantada a hipótese de o documento ser falso


São poucas as informações que chegaram até agora, mas o que se sabe é que o vereador Monik Melo foi normalmente para a sessão como faz todas as terças feira, e chegando lá foi surpreendido pela pauta da sessão que tinha um documento onde o próprio vereador estava renunciando o seu mandato. Segundo fontes do blog, houve confusão e até a polícia foi chamada para acalmar o clima tenso que se estendia na casa legislativa.

Mineiro: “Não há prova de desvio de recursos. Querem condenar o PT”

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) defendeu mais uma vez a antiga cúpula nacional petista, condenada e presa na última sexta-feira por decreto expedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Segundo o petista potiguar, o ato da prisão foi o “desdobramento de um processo equivocado”. Mineiro contesta o Mensalão, afirmando que não houve desvio de recursos públicos e que querem condenar não apenas José Dirceu e José Genoino, ex-presidentes do PT, mas o partido todo.

Segundo Mineiro, o único processo que existiu no mensalão foi o caixa dois. “Desdobramento de um processo equivocado. Eles deveriam ser julgados e condenados pelo que fizeram: processo de caixa dois na campanha. Como os próprios autos processuais preveem. Mas tem um regime marcado por exceção, para fazer a condenação não apenas dele, mas do partido como um todo. O que fizeram foi caixa dois. Mas tudo foi relevado, inclusive com forte apoio midiático, enquanto não tem nenhuma prova de desvio de recursos públicos no processo como um todo”, avaliou.

Fernando Mineiro voltou a afirmar que é solidário, tanto a Dirceu, quanto a Genoino. Ao serem presos, os dois integrantes da cúpula do PT fizeram gestos de resistência com o punho cerrado e o braço erguido, em posição de luta, e se disseram presos políticos.

Para mostrar sua solidariedade, Mineiro trocou o avatar no Twitter, por uma montagem com as imagens de Dirceu e Genoíno. “Lógico que sou solidário; e absurdo é serem condenados a semiaberto, e desde sexta-feira estarem presos em regime fechado”, disse ao JH.

Ainda segundo o petista, o objetivo maior da condenação e prisão dos petistas é justamente a pauta da sucessão nacional de 2014. “Esse processo vem se arrastando há oito anos. Entrou na pauta eleitoral em 2006, em 2010 e em 2012. Então é permanente. O assunto entrou nas últimas quatro eleições, foi usado fortemente nas eleições, principalmente em São Paulo”, afirmou.

INTERNAS
Sobre as eleições internas do PT, Mineiro reafirmou a vitória do atual presidente, Eraldo Paiva. “Eraldo é o presidente eleito nas normas, reconhecido inclusive pela nacional. Sobre este assunto do PED, não há novidades. O PED para nós já é página virada”, disse.

Segundo Mineiro, entretanto, houve recursos tanto da parte de Eraldo, quanto da parte de Olavo Ataíde. Ele cita as eleições em Lucrécia e Carnaúba dos Dantas como locais onde ocorreram problemas. Em Lucrécia foram retirados 15 votos da contagem, e quem coordenou a eleição lá pediu a anulação. Já em Carnaúba dos Dantas, os dados também não bateram com a votação. “E tem outros exemplos. Nós pedimos a anulação dessas votações. Fizemos ao todo nove recursos”, contou.

Mineiro conclui afirmando que o PT irá a partir de agora se preparar para fazer a disputa externa, que são as eleições de 2014. “Já que fizemos a disputa interna, que se encerrou, agora vamos nos preparar para a disputa externa”, disse.

Dirceu diz que fará mestrado e já negocia emprego em Brasília

Se for forçado a viver em Brasília e a ter um emprego fixo na capital para poder cumprir sua pena no regime semiaberto, o ex-ministro José Dirceu deve começar a trabalhar com carteira assinada em um escritório de advocacia. Os advogados Hélio Madalena e João Feitosa estão no páreo para ser o novo chefe do ex-chefe da Casa Civil da Presidência nos primeiros anos do governo Lula. Ambos são amigos antigos de Dirceu – mas outras opções também estão sendo avaliadas pelo petista.

Se a Justiça determinar que ele deve cumprir a pena em São Paulo, Dirceu pode trabalhar no próprio escritório. Além do trabalho, ele revelou ao senador Eduardo Suplicy (PT) – que esteve ontem na Penitenciária da Papuda e conversou por 1h30min com os petistas detidos – que também pretende estudar. “Ele mencionou que quer fazer um curso de mestrado em Direito”, disse o senador.

O encontro aconteceu na sala da direção do Centro de Internamento e Reeducação da Papuda. O ex-ministro também estaria avaliando começar um curso de inglês.
Segundo Suplicy, o ex-ministro revelou que preferia cumprir a pena em Brasília, já que ficaria mais perto do filho, o deputado federal Zeca Dirceu, e de sua filha Maria Antonia.
Já o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, deve começar a trabalhar em um escritório da família. Na conversa com José Genoino, Suplicy ouviu um relato que classificou como preocupante. “Ele contou que, ao tossir pela manhã, seu catarro veio junto com sangue. Ele também estava um pouco rouco.”

A esposa de Genoino, Rioco, e seus filhos, Miruna e Ronan, estão em Brasília hospedados no apartamento de uma amiga de Miruna. Segundo um amigo da família, eles preferiram não gastar dinheiro com hotel.

Miruna fez ontem um desabafo nas redes sociais e afirmou que seu pai não poderia ter viajado de avião devido às suas condições médicas.

Mesma cela. Os três petistas estão dormindo na mesma cela que, segundo Suplicy, é mais confortável que a anterior. “Existe uma cantina e um espaço onde eles podem fazer exercícios”, disse o senador.

José Agripino afirma que Dirceu e Genoíno não são presos políticos

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, questionou na manhã desta segunda-feira as críticas dos presos José Dirceu e José Genoíno à decretação das respectivas prisões neste feriado da República. Tanto Dirceu quanto Genoíno, condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes de peculato e formação de quadrilha, e presos na sexta-feira passada, apontaram a inexistências de provas contra eles e disseram que são presos políticos.

“Veja bem, o que mais causou espécie foram as declarações do ex-ministro José Dirceu, do ex-presidente do PT e deputado federal José Genoíno, que foram à Polícia Federal se entregar bradando um grito de guerra, ‘a luta continua’, com o punho cerrado, e a mão e o braço esticado, como que dizendo, ‘o PT vai continuar na sua prática, eu sou um injustiçado’. Ora, injustiçado e preso político num regime democrático comandado pelo governo do PT, o partido deles? Que prisão política e que crime político é esse praticado no regime democrático, num governo comandado pelo partido deles?”, questionou Agripino.

O presidente do DEM criticou o silêncio do ex-presidente Lula, que comandava o país na época que estourou o escândalo do Mensalão. Agripino também questionou a ausência de pronunciamento da atual presidente da República, Dilma Rousseff, ambos do PT.
“Então, o que me cabe ressaltar ou avaliar, é o seguinte: não se ouviu uma palavra do presidente Lula, ou da presidente Dilma sobre este assunto. Eles mergulharam completamente”, apontou Agripino.

No final de semana, circulou a informação de que o ex-presidente Lula teria mantido conversa telefônica com Dirceu e Genoíno no dia da decretação da prisão. Segundo relatos da imprensa, Lula teria dito “estamos juntos” aos dois petistas, que se entregaram na sexta à Polícia Federal e foram transferidos no sábado para a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. Os advogados tanto de Dirceu quanto de Genoíno reclamaram de falhas no cumprimento dos regimes, já que ambos iniciariam as penas no semiaberto, o que dá o direito de trabalhar durante o dia, permanecendo trancafiado à noite. No entanto, estão presos até agora sem direito a saírem da prisão.

Para o senador José Agripino Maia, a partir de agora, a questão será saber qual PT prevalece: o da candidata à reeleição Dilma Rousseff, que silenciou, ou o dos que se julgam presos políticos injustiçados.
“A pergunta que vai se colocar e não quer calar é: O PT é o PT dos condenados pelo Mensalão, e que dizem que a luta vai continuar, ou é o PT da candidata a presidente que não fala nada. É o PT, por exemplo, dos ‘presos políticos’, ou é o PT da presidente que não fala nada sobre este assunto? Você tem o PT que tem candidato e o PT que tem preso político, que se julga injustiçado e que diz que a luta vai continuar”, critica e ironiza o potiguar.

Para José Agripino, as prisões dos condenados no Mensalão não são politicas porque foram aplicadas com base na decretação à unanimidade dos membros da Corte Suprema judicial brasileira. “Em 2014, você vai fazer uma opção: pelo PT que tem uma candidata a presidente, ou pelo PT que tem presos políticos – como eles dizem. Ou presos mediante crimes que não foram nada políticos, e que foi por unanimidade aplicada a decretação de uma prisão pela unanimidade dos membros do Supremo? Essa é que é a grande questão”, finalizou o democrata.

Presidente da ALE, Marcelo Alecrim, receberá hoje título de cidadão de Pernambuco

O presidente da ALE, Marcelo Alecrim, será agraciado hoje, com o título de cidadão honorário de Pernambuco. A comenda será entregue por indicação do deputado Antonio Moraes durante solenidade, às 18h, no plenário do Palácio Joaquim Nabuco.

A companhia atua no Estado há mais de 10 anos e, em março de 2012, ampliou sua presença com a aquisição da rede de postos da Ello-Puma, sediada no Recife. “Estou honrado em ser reconhecido como um cidadão pernambucano, pois isso é fruto de muito empenho do trabalho desenvolvido por nossa equipe no Estado e em todo o Nordeste”, destaca Alecrim. Ele também comemora o prêmio “Empresa Empreendedora”, que a ALE conquistou, no mês passado, durante o 4º Fórum de Empreendedores, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). O reconhecimento foi motivado pelas ações e investimentos da companhia no setor de combustíveis.

Com uma trajetória marcante, o empreendedor Marcelo Alecrim se orgulha do reconhecimento recebido nos últimos anos. Somente em 2013, já são cerca de dez prêmios, entre eles destaque para “Melhores e Maiores”, que relaciona a ALE como uma das 50 maiores empresas do Brasil.

Sobre a ALE
Filiada ao Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), a ALE possui uma rede de cerca de 1.900 postos em 22 Estados brasileiros. Em 2012, a companhia faturou cerca de R$ 9 bilhões e prevê superar os R$ 10 bilhões neste ano, com um acréscimo de 160 novos postos revendedores em sua rede e investimentos da ordem de R$ 155 milhões. Em 2013, a empresa, que gera 14 mil empregos diretos e indiretos, deve comercializar e distribuir aproximadamente 4,8 bilhões de litros de combustíveis a 5,5 mil clientes mensalmente.

Justiça bloqueia mais de R$ 400 mil da conta do Estado

A Justiça bloqueou R$ 488.762,17 da conta do Estado do Rio Grande do Norte, por causa de atrasos no repasse de recursos para a saúde municipal de Caicó para subsidiar o custeio de medicamentos para assistência farmacêutica.

A decisão foi do desembargador Saraiva Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que observou que havia marcado uma audiência de conciliação entre as partes para o último dia 14 de novembro, a qual não foi realizada devido à ausência de representante do Estado.

De acordo com o magistrado, o direito à saúde é “garantia indisponível, derivado da própria força impositiva dos preceitos de ordem pública que regulam a matéria”.

“No respeitante ao risco de lesão, não se pode desconhecer a imprescindível e inadiável acesso desse numerário pelo Município-Autor, restabelecendo, sobretudo, um dos principais serviços prestados pelos Entes Federados, qual seja, a assistência total à saúde, quiçá a própria integridade física da sua população carente”, destacou o julgador.

Polícia Federal deflagra maior operação de combate à pedofilia da história

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (19) uma das maiores operações de combate à pedofilia já feita no Brasil. A Operação Glasnost como foi batizada, já expediu cerca de 80 mandados de busca e apreensão, além de 20 medidas de condução coercitiva e pelo menos um mandado de prisão preventiva. A ação ocorre em 11 estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Cerca de 400 policiais federais participam da operação.

Entre os alvos da operação há pessoas de todas as idades e profissões, incluindo um policial militar, um oficial da Aeronáutica, vários professores, bem como um chefe de grupo de escoteiros. Os investigados compartilhavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até de bebês, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para seus contatos no Brasil e no exterior.

A investigação foi feita ao longo de dois anos e identificou quase uma centena de brasileiros envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Em todos os casos em que foram identificados abusadores, foram tomadas providências imediatas, a fim de que os abusos fossem prontamente interrompidos.

De acordo com a PF além dos alvos da Operação Glasnost, mais de 200 suspeitos continuam sob investigação. Entre os suspeitos foram identificados, até o momento, três abusadores sexuais.Um deles abusava sexualmente da própria filha, de apenas 5 anos de idade, e compartilhava as imagens desses abusos na internet com outros pedófilos ao redor do mundo.

A equipe de policiais envolvidos na Operação Glasnost também identificou brasileiros residentes nos Estados Unidos. Eles estão sendo investigados com a colaboração da Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI). O resultado final da operação, incluindo o número de pessoas presas em flagrante durante o cumprimento das medidas, deverá ser divulgado ainda hoje pela PF. 







Via: Agência Brasil

Para a Prefeita Fernanda Costa, Prefeitura, SESAP e Sindicato devem unir forças para resolver situação dos profissionais da saúde

Fernanda Costa falou da reunião que teve com o Secretário Adjunto da SESAP, Marcelo Bessa de Freitas, nesta segunda (18), e nela externou a indignação da Prefeitura de Santa Cruz pela forma como esse processo vem sendo conduzido. Segundo a prefeita, em nenhum momento a gestão municipal foi comunicada da situação. “Que parceiros somos nós? Numa decisão que implica num impacto tão grande em que não fomos chamados para a discussão e nem sequer informados do que viria acontecer”, afirmou Fernanda.

O pleito que a Prefeita Fernanda Costa apresentou à Marcelo Bessa é que a gestão municipal possa participar das negociações para, principalmente, argumentar sobre as conseqüências dessa medida  e o que representa a retirada da gratificação dos funcionários. “Nessa situação estamos todos num lado só, sindicato, SESAP e Governo Municipal. O que nós precisamos é sentar com o Tribunal de Contas (TCE), que também está no seu papel de órgão fiscalizador mas nós queremos mostrar a ele que isso vai um pouco além da questão dos papéis e das leis. Existe um mérito disso tudo que é o atendimento e o beneficio à população”, acrescentou Fernanda Costa.

A Prefeita Fernanda Costa terá nesta terça-feira (19) uma importante reunião com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) e representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde).

Só em Santa Cruz o corte dos benefícios atinge a cerca de 140 profissionais.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Abraão Lincoln destitui diretório do PRB em Natal e tira Raniere Barbosa da presidência

Presidente do diretório estadual do PRB no Rio Grande do Norte, o sindicalista Abraão Lincoln (que preside a Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores – CNPA), confirmou, na manhã de hoje, a destituição de todo o diretório municipal do PRB em Natal. A destituição da comissão provisória tira a presidência do vereador Raniere Barbosa e também os cargos ocupados pelos assessores parlamentares dele.

Abraão Lincoln, que também é vice-presidente da Força Sindical Nacional e candidato a deputado federal em 2014, informou que já enviou ofício eletrônico ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) oficializando a mudança na legenda na capital. Ele convidou o pastor Valdir Trindade, atualmente suplente de deputado estadual e que já presidiu o PRB, para presidir a legenda em Natal, tendo como vice o vereador Junior Grafith.

“O nosso partido não é refém de ninguém. Não somos uma legenda de aluguel. Temos programa. Trabalhamos com base em princípios. Valorizamos quem é da casa. Valorizamos os filiados ao PRB. E exigimos respeito”, argumentou Abraão Lincoln após confirmar a mudança. O presidente estadual do PRB é pré-candidato a deputado federal com apoio da cúpula nacional da legenda, tendo a frente o ministro Marcelo Crivela.

Potiguar conquista primeiro lugar no Prêmio Jovem Cientista


Um estudante de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) foi o vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2013 na categoria Estudante do Ensino Superior. José Leôncio de Almeida Silva, de 23 anos,  conquistou o primeiro lugar no prêmio com o projeto  “Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino”, orientado pelo professor José Francismar de Medeiros.

Em sua pesquisa, ele estudou a possibilidade de produzir uma nova solução de água salina a partir da mistura entre a água proveniente do aquífero calcário Jandaíra - principal manancial e uma das maiores reservas de água dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte – com a água usada no abastecimento urbano e disponível em menor quantidade.


 O projeto foi motivado pela pouca disponibilidade de recursos hídricos para a prática agrícola na região Nordeste, além dos longos períodos de estiagem no semiárido.

O experimento foi utilizado na cultura de milho e sorgo – duas das que mais crescem atualmente no Nordeste –, que são adotadas especialmente por produtores locais. “A mistura é fácil de ser feita pelo pequeno produtor, afinal utiliza água da torneira”, comentou o estudante Durante a experiência, foram analisadas as variáveis do tamanho da folha, matéria seca total e teor de proteína. Apesar dos níveis salinos terem influenciado nas outras variáveis, os teores de proteína nas plantas não tiveram variação em função do aumento da salinidade.

A mistura de águas é uma alternativa viável no cultivo e no desenvolvimento de plantas forrageiras na região semiárida do Nordeste durante períodos de estiagem, que vai de abril a novembro. “O que eu fiz foi descobrir o nível de salinidade que as plantas forrageiras toleram. E, além disso, que a mistura de águas salinas poderia ser utilizada não somente nos períodos de seca, mas também ao longo de todo o ano”, concluiu José Leôncio.

O anúncio dos vencedores aconteceu na manhã desta terça-feira (19). No total, 3.226 trabalhos concorreram na edição deste ano do prêmio que abordou o tema “água”. Além de José Leôncio, o estudante Gustavo Meirelles Lima, da Universidade Federal de Itajubá, de Minas Gerais, conquistou o 1º lugar da categoria Mestre e Doutor, e Edivan Nascimento Pereira, de Pará, garantiu a colocação na categoria Estudante do Ensino Médio.

Comissão do Senado aprova nome do Governador Aluízio Alves para aeroporto do RN

A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (19), projeto de lei da Câmara denominando “Governador Aluízio Alves” o aeroporto internacional em construção no município de São Gonçalo do Amarante (RN), região metropolitana de Natal. O relator da proposta foi o senador Gim Argelo, cujo parecer foi aprovado por unanimidade.

A empresa construtora – Inframérica – estima que a nova unidade estará em funcionamento em abril de 2014. O aeroporto de São Gonçalo terá uma estação de passageiros com 40 mil metros quadrados e estacionamento com 1.500 vagas. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas trabalham na obra.

No início das operações, a Inframérica prevê que o Aeroporto terá capacidade para receber até 10 aeronaves simultaneamente, com um movimento inicial de 4 milhões de passageiros/ano, chegando a 6,2 milhões em 2024 e aos 11 milhões em 2038. Já no primeiro ano, serão 10 balcões de atendimentos aos passageiros e cinco esteiras de bagagens.

Shopping Via Direta está à venda anunciado por R$ 90 milhões no Bom Negócio.com

Que o Shopping Via Direta, um dos maiores da capital, estava à venda não era novidade pra ninguém. Mas sempre a informação era tratada com discrição pelos proprietários do imóvel. Há alguns anos o assunto é comentado nas rodas empresariais e por alguns corretores top de Natal, que oferecem propostas para a venda do negócio.

Agora os empreendedores não escondem mais e tratam abertamente da venda. Pedem R$ 90 milhões. E anunciaram no Bom Negócio.com: (http://www.bomnegocio.com/rio_grande_do_norte/rio_grande_do_norte/shopping_em_natal_rn_18766296.htm).

No anúncio, o shopping aparece como: Oportunidade única, localizado no maior corredor comercial da cidade com uma área total de 35.638m². À margem da Av. senador Salgado Filho – BR-101, Região de grande concentração de negócios, onde o crescimento urbano vem ocorrendo de forma ordenada e privilegiando os investimentos já estabelecidos no local”.

Já foram inúmeras as negociações, sem sucesso, com os donos do empreendimento, que chegaram a receber proposta de R$ 60 milhões. Com mais de 100 lojas, estima-se que o shopping tenha hoje um faturamento bruto superior a R$ 1 milhão mensal. Nas vésperas da realização de uma Copa do Mundo em Natal, podem crescer as chances de uma negociação bem sucedida.

Comunicado

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, comunica aos estagiários das escolas municipais de Santa Cruz que, de acordo com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o pagamento das gratificações será realizado na próxima quarta-feira (20) e quinta-feira (21).

A Prefeitura informa ainda que desde a última terça-feira (12) tentava efetuar o depósito dos valores sem obter êxito, pois a conta do IEL se encontrava indisponível. O repasse foi efetuado desde a última quinta-feira (14), quando a conta foi liberada para depósito.


Santa Cruz/RN, 18 de novembro de 2013.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

'Família está muito abalada', diz genro de vereador de Nova Cruz encontrado morto

"Toda a família está muito abalada. Ninguém esperava por um fim trágico como este". A declaração é de Babyton Alexandre, genro do vereador de Nova Cruz Luiz da Costa Prudêncio (PMDB), que foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (19) na Paraíba. O parlamentar estava desaparecido desde a manhã desta segunda-feira (18) quando saiu para buscar o genro na casa de parentes. De acordo com a polícia, o corpo foi achado em uma mata na zona rural de Jacaraú, município a 96 quilômetros de João Pessoa. Pela forma como o vereador foi encontrado, enforcado em uma árvore, a polícia suspeita que o político tenha cometido suicídio.

Anésio Góes, cabo da Polícia Militar de Jacaraú, e que participou da ação, explicou que as buscas das polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte se concentraram na zona rural depois que o carro do vereador foi encontrado perto da mata com a porta aberta e todos os pertences do político dentro na tarde da segunda-feira.

“Muita gente colaborou com as buscas. Até que por volta das 9h30 (horário local) nos avisaram que tinham encontrado o corpo enforcado em uma árvore. A própria família do vereador ajudou as polícias. Pelo que os parentes nos contaram, ele tinha depressão”, comentou o policial.

Segundo informações da polícia do Rio Grande do Norte, 'Luíz da Verdura' tinha sido visto pela última vez quando saiu de casa para buscar o genro na casa de um familiar. O desaparecimento foi notado pela família por volta das 11h (horário local) da segunda.

O vereador tinha 59 anos, estava no quinto mandato e deixa quatro filhos e esposa.

G4 esqueceu mais nós vamos recordar..

Vamos aqui refrescar um pouco da memória esquecida pelo G4. 

Em 2008 quando o ex-vereador Thiago (filho de Júnior dos Bodes) foi eleito pela oposição, acompanhado pela ex-vereadora Josy Palhares (cunhada de Samuel Palhares) que também foi eleita pela oposição juntamente com Thiago e com o ex-vereador Lucicláudio, os dois Thiago e Josy se passaram para a situação, desencadeando nas lideranças, eleitores e políticos da oposição, um sentimento de desprazer, angústia e acima de tudo traição. (Junior dos Bodes e Samuel Palhares, fizeram parte dessa história. E agora será que eles tem o direito de se manifestar contra a decisão do então vereador Monik Melo?)

Agora vamos falar do articulador Josemar Bezerra que trouxe da situação o vereador Pedro Dério. Em sua rede social várias palavras voltadas para um sentimento de revolta foram expressadas, subentendidas como se direcionadas ao vereador Monik Melo. Agora vamos ao ponto "G" da questão, será que os vereadores Josemar Bezerra e Pedro Dério acham que as pessoas da situação(eleitores, lideranças e políticos) são insensíveis ao ponto de não ter tido nenhum tipo de reação, quando o Vereador Pedro Dério de forma súbita deixou a base aliada, ao qual conseguiu se eleger? O G4 não precisa saber porque eles já sabem, que o sentimento de angústia, tristeza e traição que eles estão sentindo hoje, são os mesmos sentimentos que eles causaram nas pessoas e fizeram elas sentirem no passado, apenas só agora chegou a vez deles vivenciarem essa experiência indesejada por todos que fazem o mundo da política. E agora o que falar de Monik Melo? será que o erro dele não foi o mesmo erro que o de vocês?

Agentes de Endemias de Santa Cruz participam de curso básico sobre Doença de Chagas


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Vigilância Ambiental e em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), está promovendo um curso básico sobre a Doença de Chagas, destinado aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.

A capacitação está sendo ministrada pela professora Maria Cecília e acontece em dois momentos. Na manhã desta segunda-feira (18), no anfiteatro da FACISA, os agentes receberam orientações sobre epidemiologia da doença no Brasil e no Rio Grande do Norte, o ciclo da doença, transmissão, as fases agudas e crônicas, métodos de controle e características do vetor.

Aos Agentes de Combate às Endemias foi ressaltada a importância do Programa de Controle da Doença de Chagas no município, já que Santa Cruz é área de alto risco para a doença.

O segundo momento está marcado para a próxima segunda-feira (25) com uma aula prática no laboratório da FACISA/UFRN, onde serão apresentandas as diferentes características do Barbeiro, como as cinco fases das ninfas até chegar à fase adulta. Além disso, será mostrado na prática como se faz o exame para identificar o Tripanosoma cruzi no Barbeiro, através das fezes.


Doença de Chagas

Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados recentes, esse inseto de hábitos noturnos vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos de árvores e embaixo de pedras.

Como não existe vacina para a doença de Chagas, os cuidados devem ser redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe. Eliminar o inseto transmissor da doença ou mantê-lo afastado do convívio humano é a única forma de erradicar a doença de Chagas.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz