quarta-feira, 13 de maio de 2015

Projeto quer o plantio de 65 mil mudas em assentamentos do RN


Cerca de 130 hectares de áreas degradadas de 12 assentamentos da reforma agrária da região do Vale do Assú, no Rio Grande do Norte, estão sendo recuperados com o plantio de 65 mil mudas nativas da Caatinga. A ação faz parte do Projeto Vale Sustentável, que tem recursos da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Além da recuperação de áreas degradadas nos assentamentos, Projeto Vale Sustentável está incentivando o plantio de mudas frutíferas nos arredores das moradias dos agricultores assentados – os chamados “quintais produtivos” –, formando cerca de 400 pessoas para atuarem como agentes ambientais e em uma rede de coletores de sementes nativas para a conservação da biodiversidade da Caatinga.
Na última sexta-feira (8), o Seminário Regional Vale Sustentável – Educação e Desenvolvimento, reuniu pesquisadores e órgãos parceiros em um dia de debates no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assú, no Oeste Potiguar. Após a apresentação do Projeto, foram promovidas mesas de diálogos sobre “Concepções de desenvolvimento: convivência e sustentabilidade no Semiárido brasileiro”, “Educação socioambiental e desenvolvimento sustentável” e “Impactos ambientais e adoção de práticas sustentáveis de convivência no Semiárido”.

RN registra aumento de 283,44% nos casos de dengue em relação a 2014

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta quarta-feira (13) os novos números da incidência da doença no Rio Grande do Norte. Ao todo foram notificados 17.343 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 283,44% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 1.995 casos foram confirmados. As informações correspondem a dados coletados até o dia 9 de maio.

Os cinco municípios com mais notificações foram Natal (4.718), Parnamirim (1.024),Mossoró (734), Ceará-Mirim (690) e Caicó(627). Quanto à incidência em dengue, 73 municípios apresentaram alta, 31 média, 45 baixa e 18 apresentaram incidência silenciosa.
O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios a fim de orientar as ações de prevenção e combate ao agravo. Além disso, para diminuição da transmissão da dengue onde há epidemia, vem sendo feita operação UBV (carro fumacê).
De acordo com a coordenadora do programa, Sílvia Dinara Alves, é importante que os municípios notifiquem os casos suspeitos da doença para que o planejamento das ações possa ser mais efetivo. Além disso, a Sesap orienta  que a população intensifique as medidas de prevenção e contribua com medidas simples, como não acumular lixo em locais inapropriados, manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados, não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas e colocar areia nos vasos das plantas.

TJRN dobra multa diária ao Sisjern por continuidade de greve

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na sessão ordinária desta quarta-feira (13), decidiu dobrar o valor da multa diária aplicada ao Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual do Rio Grande do Norte (Sisjern) em virtude do descumprimento de decisão judicial de 16 de abril, que declarou a greve iniciada em 17 de março como ilegal. A multa foi reajustada de R$ 10 mil para R$ 20 mil. 

A decisão da Corte Estadual de Justiça concedeu em parte pedidos contidos em recurso apresentado pela Procuradoria Geral do Estado, que pleiteava alterações na decisão de abril, do desembargador Glauber Rêgo, relator do processo.

Nos pedidos, o Estado pedia o aumento da multa diária, definida pelo desembargador relator em abril, por cada dia que o Sisjern mantivesse a paralisação. No recurso, o Estado pediu que a penalidade fosse elevada, de R$ 10 mil para R$ 100 mil. No entanto, o desembargador Glauber Rêgo estabeleceu o valor em R$ 20 mil, aprovado por maioria de votos. A desembargadora Maria Zeneide Bezerra e o juiz convocado Jarbas Bezerra votaram pela manutenção do valor inicial.

O Estado também moveu o recurso para pedir outras duas alterações na decisão inicial do relator. No pedido, o desconto nos contracheques dos servidores deveria ocorrer desde a deflagração da greve e não somente a partir do que foi decidido na Corte potiguar, bem como a ilegalidade fosse, igualmente, a partir do início da paralisação. Os pleitos foram negados pela Corte.

Operação aborda 117 veículos, autua 18 condutores e apreende revólveres na Via Costeira‏


O 1º Distrito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizou na tarde desta quarta-feira (13), na Via Costeira de Natal, mais uma ação da Operação Motociclo que visa orientar e prevenir condutores contra infrações e acidentes de trânsito.
Durante a ação foram abordados 117 veículos e confeccionas 18 Autos de Infração de Trânsito, com a remoção de 15 ciclomotores e 3 motocicletas ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Também foram apreendidos dois revólveres calibre 38 municiados. Três homens que estavam no veículo onde as armas foram encontradas foram conduzidos à Delegacia de Plantão da zona Sul para averiguações.

Juventus segura empate em Madri e vai à final da Liga contra o Barça


Alvaro Morata, de 22 anos, foi o responsável por impedir que o Real Madrid, clube em que jogou por seis anos, chegasse à tão esperada final da Liga dos Campeões contra o Barcelona. Nesta quarta-feira, foi dele o gol da Juventus no empate em 1 a 1, no Santiago Bernabéu, que classificou a equipe italiana para a decisão do próximo dia 6 de junho, em Berlim, na Alemanha. O garoto, liberado pelo Real no fim da última temporada, já havia feito um dos gols da vitória da Juventus por 2 a 1 no jogo de ida, semana passada, em Turim.

Agora, Morata terá a chance de disputar sua segunda final seguida de Liga dos Campeões. No ano passado, ele entrou no segundo tempo da final contra o Atlético de Madrid, vencida pelo Real. Substituiu Benzema, francês que exigiu grandes defesas de Buffon no primeiro tempo do jogo desta quarta-feira. Na segunda etapa, o goleiro quase não trabalhou. Viu o bombardeio espanhol ir para fora.

A Prefeitura de Santa Cruz realiza nesta quarta (13) I Conferência de Educação referente ao PME


TCE autoriza auditoria para apurar legalidade de unificação dos fundos previdenciários

A Lei Complementar 526/2014, que autorizou a unificação dos fundos previdenciário e financeiro do Regime Próprio de Previdência Social do Estado, passará por uma auditoria para apurar sua legalidade. A medida foi aprovada por unanimidade pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta terça-feira (12).

O processo foi relatado pelo conselheiro Paulo Roberto Alves, cujo voto foi aprovado por unanimidade pelo Pleno. As diretorias de Despesas com Pessoal e de Administração Direta terão 60 dias para concluir a auditoria. Na oportunidade, foram negados dois pedidos cautelares formulados pelo Ministério Público de Contas.

A auditoria irá averiguar porque não houve manifestação do Conselho Estadual de Previdência Social; as razões de não haver autorização da Secretaria de Políticas de Previdência Social para a unificação; e quando o dinheiro dos fundos unificados irá acabar. 

Além disso, a auditoria irá verificar se os valores decorrentes de determinação judicial estão sendo computados no cálculo dos gastos de pessoal; se medidas para adequar os gastos com pessoal aos limites da Lei de Responsabilidade Financeira (LRF) estão sendo adotadas e se as recomendações decorrentes do julgamento das contas anuais de 2013 pela Corte de Contas estão sendo implementadas.

Henrique Alves recebe governador Robinson Faria e a bancada do RN


O ministro do Turismo, Henrique Alves, receberá durante audiência, hoje (13), em Brasília, o governador Robinson Faria, secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, e bancada potiguar.
O autor da Lei Estadual do Turismo, deputado estadual Gustavo Fernandes, também participa do encontro às 17h. Na pauta, a instalação do hub da TAM e os projetos do governo do estado na área de Turismo.

No Facebook, Lula critica acusações do doleiro Alberto Youssef

Em mensagem divulgada nesta terça-feira (12) em seu perfil no Facebook, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica, sem mencionar nome, o doleiro Alberto Youssef, delator da Operação Lava Jato. "É inaceitável que uma grande democracia como o Brasil, com 200 milhões de habitantes, uma das maiores economias do mundo, seja transformada em refém de um criminoso notório e reincidente, de um réu que negocia depoimentos - e garante para si um porcentual na recuperação do dinheiro que ajudou a roubar" escreveu Lula.

Em depoimento nessa segunda-feira, 11, à CPI da Petrobras em Curitiba, Youssef voltou a afirmar que Lula e a presidente Dilma Rousseff sabiam do esquema de desvios na estatal, mas disse que não teria como comprovar sua afirmação. É a segunda vez que Youssef faz um acordo de delação premiada com a Justiça. No caso Banestado ele também decidiu colaborar com as investigações sob condição de não voltar ao crime, acordo que não cumpriu. Nos termos do atual acordo de delação, firmado pela Operação Lava Jato, cujas ações são conduzidas pelo juiz Sérgio Moro, Youssef negociou uma redução da multa proporcional ao montante recuperado pela investigação sobre o esquema.

Na mensagem, Lula afirma que é "inacreditável que um bandido com oito condenações, que já enganou a Justiça num acordo anterior de delação premiada, tenha palco para atacar e caluniar, sem nenhuma prova, algumas das principais lideranças políticas do país, legitimadas democraticamente pelo voto popular". Para o ex-presidente, é inacreditável que se "dê crédito a criminosos para apontar quem é e quem não é honesto neste País".

"É uma pena que parte da imprensa brasileira venha tratando bandidos como heróis, quando tais pessoas se prestam a acusar, sem provas, os alvos escolhidos pela oposição; quando se prestam a difamar lideranças que a oposição não conseguiu derrotar nas urnas e teme enfrentar no futuro", pontuou o petista. "O Brasil merece ser tratado com mais responsabilidade e seriedade."

" A cada dia que passa, Penitenciária de Alcaçuz surpreende" Agentes acham buraco que escondia drogas e celulares em presídio do RN


Agentes penitenciários encontraram um buraco usado para esconder armas, drogas e celulares no Pavilhão 1 da Penitenciária de Alcaçuz. O buraco, localizado na quadra, foi encontrado durante uma revista.  Alcaçuz está localizada na cidade de Nísia Floresta, município da região metropolitana de Natal.
De acordo com informações do diretor do presídio, Eider Brito, foram recolhidos 36 facas artesanais, 17 celulares, 17 trouxas de maconha, 12 trouxas de cocaína, oito pedras de crack, 12 carregadores de celular e seis fones de ouvido.
Participaram da operação agentes penitenciários e homens do Corpo de Bombeiros, BP Choque e do Grupo de Operações Especiais (GOE).

Rafael Motta retoma atividades após passar por cirurgia para resolver problemas respiratórios

O deputado federal Rafael Motta (PROS-RN) retomou nesta terça-feira (12) a sua rotina de trabalho em Brasília. Depois passar por um procedimento cirúrgico na última semana para resolver problemas respiratórios, o parlamentar já está na Capital Federal para votar na sessão ordinária de hoje (12), as medidas provisórias que fazem parte do ajuste fiscal proposto pelo Governo Federal.
Para a sessão desta terça estão previstas as votações  das MP’s 6664/14 e 668/15, que tratam das regras para concessão de pensão por morte e auxílio-doença  e eleva as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação.
“Após uma semana de recuperação estou de volta ao trabalho na Câmara dos Deputados. Essa vai ser uma semana importante para o Legislativo, pois é a conclusão da votação das medidas provisórias do ajuste fiscal”, destacou o deputado.

Homem baleado dentro de Saveiro na Prudente de Morais morre no hospital


Um homem, identificado como Luiz Marcelo de Lima, foi encontrado pela polícia dentro de um carro, tipo Saveiro, com um tiro na cabeça. A ocorrência foi registrada no início da tarde desta terça-feira (12), na avenida Omar O’Gray, também conhecida como prolongamento da avenida Prudente de Morais.
De acordo tenente Hugo Leite, oficial do 5° Batalhão da Polícia Militar, o homem tinha o ferimento de bala na cabeça e uma arma na mão direita. Quando a polícia chegou, a vítima ainda estava viva e, com isso, foi socorrida e levada ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho. No entanto, não resistiu e acabou morrendo.
Ainda segundo o oficial da PM, a polícia não sabe se o homem morreu vítima de um homicídio ou de um suicídio. Somente a investigação da Polícia Civil e a perícia do ITEP é quem irá determinar isso.
Foi encontrada uma arma na mão da vítima, mas a marca de entrada do disparo está do lado contrário da sua cabeça e, além disso, foi encontrado uma marca de tiro no vidro do carro.

Max confia em vitória do América sobre equipe do ex-treinador

Com presença garantida no misterioso time do América que hoje, às 19h30, enfrenta o Atlético Goianiense pela Copa do Brasil, na Arena das Dunas, o atacante Max, dentro do trabalho realizado pela comissão técnica de tirar a pressão da necessidade de conquistar um bom resultado  em casa, disse esperar apenas que o alvirrubro se apresente bem.

Ele encara de forma positiva o conhecimento que parte do grupo tem de Marcelo Martelotti, treinador adversário, que na temporada passada comandou o América. 

"O América já mudou bastante em relação aquele grupo que Martelotti comandou. Mas quem chegou a trabalhar com ele, conhece a forma como gosta de montar suas equipes e nós podemos tentar proveito disso", afirmou o atacante.

Max disse ainda que é hora do grupo esquecer a conquista do título do centenário e focar no restante da temporada. Mesmo com a partida de hoje servindo para cerimônia de entrega de faixas aos campeões.

"O título já é passado, foi comemorado e agora temos de nos focar em outros objetivos, que é chegar o mais longe possível na Copa do Brasil e conquistar o acesso para série B do próximo ano.  Hoje espero estar numa noite feliz e, quem sabe, marcar um gol e ajudar o América a conquistar um grande resultado", destacou o atacante.

O vencedor do confronto entre América x Atlético Goianiense vai enfrentar o Vasco na terceira fase da Copa do Brasil.

Prefeitura desenvolve ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes


Foi iniciada nesta segunda-feira (11) a Semana Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha é realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e envolve vários setores do órgão.

O objetivo é sensibilizar a população quanto ao problema por meio de panfletos, visitas a escolas e entrevistas na Rádio Santa Cruz AM. A mobilização encerrará em 18 de maio próximo, dia do “Faça Bonito” (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes).

A mobilização este ano em Santa Cruz conta com a participação de adolescentes que fazem parte do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O objetivo é que os próprios adolescentes abordem com colegas da mesma faixa etária as questões pertinentes ao tema. 

A Semana Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem prevista panfletagem durante a programação da festa da padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia.





ABC confirma empréstimo de João Paulo para o Botafogo/PB

O ABC confirmou o empréstimo do atacante João Paulo para o Botafogo/PB, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, até o fim da temporada. O anúncio foi feito no início da tarde desta terça-feira (12) no perfil do clube no Twitter: "O atacante João Paulo acaba de acertar os últimos detalhes e segue por empréstimo ao Botafogo/PB até o final da temporada".

O jogador renovou com um clube em fevereiro, após mais de um mês de negociações. Ele chegou a conversar com o América no fim do ano passado e tinha proposta do CRB, mas preferiu ficar em Natal porque a mulher está grávida.

Ele voltou ao ABC no ano passado, após uma passagem no futebol da Coreia do Sul.

Garoto é vítima de bala perdida no RN e mãe pede doação de sangue no Facebook

A mãe do estudante mossoroense José Iverson Penha de Holanda, de 16 anos, Patrícia Penha pediu, através de seu perfil no Facebook, doações de sangue para o seu filho, que foi atingido por bala perdida, na noite desse domingo, no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró.

Iverson Holanda foi atingido por um disparo na perna, na porta de sua casa, durante uma briga de gangues rivais. Ele foi socorrido por populares para uma unidade hospitalar.
Segundo populares, dois homens em uma motocicleta Tornado de cor preta teriam realizado os disparos contra uma gangue rival.
Atualmente, o garoto se encontra internado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Ele já passou por uma cirurgia para a substituição de uma veia por outra. Segundo Patrícia, as primeiras 48 horas são de extrema observação. Ele continua precisando de transfusão de sangue do tipo (o+). Contudo, qualquer outro tipo poderá ser doado no Hemocentro. “Por favor, nos ajude. Meu filho é uma vítima e precisa ficar bem”.

Fonte: JH

TJRN pede retorno de servidores grevistas e alerta para punições

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) publicou uma nota, nesta terça-feira (12), convocando os servidores que estão em greve desde 16 de março. De acordo com o texto, o judiciário espera "o bom senso dos funcionários e o retorno às suas atividades, numa demonstração de sensatez e respeito".

Segundo o TJRN, a maior parte do quadro funcional está comparecendo ao expediente. O Tribunal ainda lembra que serão cumpridas os cortes de pontos e, casoo necessário, a abertura de processo administrativo de demissão por justa causa por abandono de emprego e desobediência a decisões judiciais.

A greve dos servidores do TJRN foi considerada ilegal, em decisão do desembargador Glauber Rego, que determinou multa diária de R$ 10 mil. A categoria tentou reverter a decisão do magistrado, mas a reclamação apresentada pelo  Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte (Sisjern) foi rejeitada pelo STF.

Prefeitura resgata Banda de Música com apresentação na abertura da Festa de Santa Rita


A gestão da Prefeita Fernanda Costa vem resgatando um dos maiores patrimônios do município de Santa Cruz, a sua Banda de Música. Símbolo da historia de Santa Cruz, a Banda passou por um período de inatividade, porém, com esforços da atual gestão municipal ela foi reestruturada. O Maestro Camilo Henrique foi contratado e um anexo da sede da Maçonaria foi alugado para possibilitar que crianças e adolescentes tenham aulas teóricas e práticas de música de forma gratuita e durante quatros dias por semana. A ação do Poder Público Municipal ao mesmo tempo também resgatou aqueles jovens que já fizeram parte da Banda no passado.

Reconhecendo que a música é uma importante arma para combater questões sociais e desenvolver a capacidade intelectual de crianças e adolescentes, desde o ano passado que a Prefeitura, numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Cultura e de Assistência Social, vem desenvolvendo o projeto de resgatar a tradicional Banda de Música, com o objetivo de continuar formando novos músicos na expectativa de que em breve outros jovens do município também ingressem na Banda de Música.

A reestreia da Banda será na abertura da Festa de Santa Rita de Cássia, na próxima quarta-feira (13). O grupo, formado atualmente por 44 componentes, também se apresentará nos dias 21 e 22 de maio dentro da programação a festa da padroeira de Santa Cruz.



terça-feira, 12 de maio de 2015

Nível do mar está aumentando mais rapidamente, revela estudo


A elevação do nível do mar em todo o mundo acelerou ao longo da última década, ao contrário do que indicavam estimativas anteriores – é o que aponta um estudo publicado pela revista “Nature Climate Change”.
Estudos precedentes baseados em dados de satélite mostraram que a alta do nível dos oceanos nos últimos dez anos tinha desacelerado com relação à década anterior. Mas eles não incluíam possíveis imprecisões dos instrumentos utilizados, que não levavam em conta especialmente o movimento vertical da Terra para o cálculo do nível do mar.
O movimento vertical da Terra é um movimento ascendente natural da superfície terrestre, o que pode ocorrer, por exemplo, durante tremores ou acomodação de terra.
A equipe liderada pelo pesquisador Christopher Watson, da Universidade da Tasmânia (Austrália), tem trabalhado para identificar e corrigir imprecisões das medições por satélite.
Para isso, os pesquisadores combinaram as medições do movimento vertical da Terra realizadas por GPS com dados fornecidos por hora por uma rede maior de marégrafos, instalados nos oceanos do mundo.
Segundo os pesquisadores, entre 1993 e meados de 2014, o aumento global do nível do mar foi menor do que o estimado anteriormente, de 2,6-2,9 milímetros por ano, com uma margem de erro de mais ou menos 0,4 milímetros, e não de 3,2 milímetros.
Dos seis primeiros anos deste período (1993-1999), os pesquisadores revisaram a redução das estimativas de 0,9 para 1,5 milímetros ao ano.
No entanto, de acordo com eles, o aumento tem se acelerado desde a virada do século.
Segundo os autores do estudo, esta “aceleração é maior do que a observada (na década anterior), mas está de acordo com a aceleração causada pelo derretimento das calotas polares na Groenlândia e no Atlântico ocidental durante este período, assim como as previsões do IPCC”.
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o nível global do mar subiu 19 centímetros entre 1901 e 2010, uma média de 1,7 milímetros por ano.
O IPCC prevê um aumento do nível do mar de 26 a 82 centímetros até 2100 em comparação com o final do século 20. (Fonte: G1)

Governo vai à Justiça para construir cadeia


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte recorreu à Justiça para invalidar o ato administrativo da Prefeitura de Ceará-Mirim que revogou a doação do terreno, no qual deverá ser construído um presídio com capacidade para 603 apenados. A Ação Cível Originária de Invalidação de Ato Administrativo com Pedido de Antecipação dos Efeitos da Tutela foi protocolada no Tribunal de Justiça sexta-feira passada. Se o Judiciário potiguar não acatar o pedido do Executivo Estadual e, ainda, se o Estado não iniciar a construção da penitenciária até o próximo dia 30 de junho, aproximadamente R$ 14,7 milhões, disponibilizados a  Fundo Perdido, serão devolvidos ao Ministério da Justiça. 

O documento submetido ao Poder Judiciário envolve a imediata suspensão dos efeitos do Decreto Municipal nº 2.343/2015, assinado pelo prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto.  O Decreto determina a revogação de “todo e qualquer Ato Administrativo ou Termo de Cessão, especificamente pertinente a (sic) Construção da Cadeia Pública ou do CEDUC Metropolitano, e dá outras providências”. Através da Lei Municipal nº 1.502/2008, a Prefeitura de Ceará-Mirim havia doado um terreno de 1,25 hectare,  na Comunidade Riachão, para a construção de uma Cadeia Pública. 

“O Termo de Cessão é irrevogável e irretratável. Existe o risco de devolução de recursos e não dispomos de tempo hábil para procurar outro terreno adequado. O Decreto assinado pelo prefeito Peixoto tem fundamentos equivocados”, assinalou o procurador-geral do Estado, Francisco Wilkie Rebouças. A batalha jurídica, porém, poderá consumir mais tempo que o esperado pelo Governo do Estado sob o risco de devolução dos recursos destinados pelo Ministério da Justiça à construção da unidade prisional. Isto porque, conforme o depoimento de um servidor do Tribunal de Justiça à TRIBUNA DO NORTE, a greve dos servidores de carreira do órgão está acumulando processos e a tramitação das peças tem seu tempo de tramitação variável.

Agentes Penitenciários vão paralisar atividades e protestar na Governadoria

Após assembleia nesta segunda-feira (11), os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte vão realizar uma parada de advertência no próximo dia 20 de Maio, e realizar um ato público em frente ao gabinete do governador Robinson Faria (PSD). 
A categoria alega que até o momento o Governo do Estado não fez nada de concreto para tirar o sistema prisional do caos em que se encontra. 

Prefeitura de Catolé do Rocha/PB retifica editais do Concurso e Processo Seletivo

A prefeitura de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, informa a todos que as inscrições do Processo Seletivo e Concurso Público que objetivam preencher 95 vagas em diversos cargos foram prorrogadas. Os profissionais devem se inscrever até o dia 13 de maio de 2015, no endereço eletrônico www.cpcon.uepb.edu.br. As taxas de inscrição devem ser pagas mediante Boleto Bancário. Além da prorrogação, foi alterado o requisito para o cargo de Analista de Sistemas Pleno. Todas as informações podem ser consultadas nos editais disponíveis em nosso site.
As oportunidades disponíveis no edital do Processo, são para as funções de Condutor Socorrista – SAMU (08); Agente Municipal de Saúde – Endemias (02), Assistente Social – NASF (01), Enfermeiro Intervencionista – SAMU (13 + 1 PNE), Médico – NASF (02), Médico Intervencionista – SAMU (06 + 01 PNE), Enfermeiro – ESF (02), Odontólogo – ESF (02), Médico – ESF (04 + 01 PNE), Psicólogo – CREAS (01), Pedagogo – CRAS (01) e Fisioterapeuta – PAS (02). Neste caso os aprovados devem receber vencimentos que variam de R$ 85,00 por plantão trabalhado a R$ 5.000,00, correspondente a jornada de trabalho e escolaridade do cargo pretendido.

Transporte de 60.000 litros de concentrado de whisky é multado em mais de R$ 25 mil‏ em Macaíba


Policiais rodoviários federais flagraram no final da tarde de ontem (10) o transporte pela rodovia de três cargas com aproximadamente 60.000 litros de concentrado para fabricação de Whisky no total. Na fiscalização, 43 irregularidades foram encontradas, entre problemas referentes ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e Transporte de Produtos Perigosos.
A fiscalização ocorreu em Macaíba, no km 294 da BR-304, por volta das 17 horas. Os três isotanques fiscalizados levavam a carga do Porto do Recife, em Pernambuco, para uma indústria em Fortaleza/CE. Por ser líquido inflamável, a carga é considerada um produto perigoso e, portanto, deve obedecer as normas específicas para transporte desse tipo. A preocupação é para evitar um acidente grave e, no caso de acontecer, que seja identificado rapidamente qual o tipo de sinistro e usar os procedimentos adequados para sanar o problema. Somente neste quesito os PRFs aplicaram 33 multas.
Após os registros de todas as irregularidades encontradas, os policiais, estritamente como mandam as normas, deram cinco dias para que todas os problemas sejam sanados, sob pena de apreensão dos veículos, outras multas e responsabilização penal. Os motoristas foram então liberados para concluir a entrega da carga e providenciarem as regularizações.

Quadrilha arromba caixa de banco e troca tiros com a PM na Grande Natal


Criminosos arrombaram um caixa eletrônico do Bradesco na madrugada nesta terça-feira (12) na cidade de Extremoz, na Grande Natal. O terminal ficou bastante danificado, mas o dinheiro não foi levado. Na fuga, houve troca de tiros com a Polícia Militar, mas ninguém foi ferido ou preso.

Ainda de acordo com a PM, o crime aconteceu por volta das 4h. Os criminosos violaram o painel do caixa, na parte superior do terminal. Contudo, quando se preparavam para arrombar o compartimento das cédulas, foram surpreendidos com a chegada da polícia, que trocou tiros com os assaltantes.
Quatro suspeitos em um carro e outro em uma motocicleta chegaram a fechar o pelotão da PM de Extremoz com uma corrente, mas os policiais reagiram. Os cinco suspeitos fugiram sem levar o dinheiro.

"Convivência com a seca" Projetos para agropecuária não saíram do papel


Quase dois meses após a oitava publicação do decreto de calamidade da seca no Rio Grande do Norte, em 30 de março, os projetos voltados para a convivência da agropecuária com a estiagem em 2015 ainda não têm data para serem iniciados. Um deles prevê a distribuição de forragem para o gado, e depende de aval do Ministério da Integração. Com a não concretização das chuvas esperadas para abril, produtores aguardam uma frustração de até 90% da safra, dependendo da cultura. No ano passado, devido à estiagem, a agropecuária potiguar deixou de produzir R$ 3,8 bilhões – 48% da contribuição anual do setor para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. 

“Um programa que estamos pleiteando é a suplementação forrageira, que conseguimos no ano passado pelo Ministério da Integração”, explica o coordenador de assessoria técnica da Secretaria Estadual de Agropecuária, Eribaldo Cabral. No ano passado, com as publicações do decreto de calamidade, o Ministério da Integração destinou R$ 8 milhões em recursos para aquisição de torta de algodão e forragem. 


“Isso dá para minimizar os períodos da estiagem de maio até o início do período de chuvas. A secretaria tem recursos para manutenção e de contrapartida para esses programas, mas não para bancar isso”, acrescenta Cabral. De acordo com coordenador da Sape, os projetos já foram encaminhados e aguardam aprovação.

A estiagem prolongada dos últimos quatro anos também ceifou o número de ocupações no setor agropecuário. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), o número de pessoas ocupadas no setor caiu em 26,5% entre 2011 e 2015. Na semana passada, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) divulgou que as chuvas em abril alcançaram menos de 50% do esperado.

Marinha faz concurso para área de Saúde; salários são de R$ 8,8 mil


A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) acaba de liberar três novos Editais, totalizando a abertura de 31 vagas. Todos os concursos são nacionais e destinados a quem possui Ensino Superior ou está em fase de conclusão. As oportunidades são para os Quadros de Apoio à Saúde, Cirurgiões-Dentistas e Capelães Navais.

Nos três casos, o período de inscrição começou ontem (11) e vai até 12 de junho de 2015. Informações, inscrições e requisitos completos podem ser verificados através do site da DEnsM (www.ingressonamarinha.mar.mil.br) ou em um dos Postos de Inscrição da Marinha do Brasil, espalhados pelo território nacional.

O Concurso para o Quadro de Apoio à Saúde prevê o preenchimento de 12 vagas, sendo 4 para Enfermagem, 4 para Farmácia, 1 para Fisioterapia, 1 para Fonoaudiologia, 1 para Nutrição e 1 para Psicologia.

Já para o Quadro de Cirurgiões-Dentistas estão previstas 13 vagas nas seguintes especialidades: 2 Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, 1 Dentística, 1 Endodontia, 2 Implantodontia, 1 Odontopediatria, 1 Ortodontia, 2 Patologia Bucal e Estomatologia, 1 Periodontia, 2 Radiologia.

Nestes dois casos, o interessado deve ser brasileiro nato, de ambos os sexos, com menos de 36 anos de idade e possuir a graduação na área pretendida.

Quem quiser concorrer a uma vaga do Quadro de Capelães Navais, deve ser brasileiro nato, de ambos os sexos (quando a religião permitir) e possuir mais de 30 anos e menos de 41 anos de idade. Para este concurso, estão previstas no total 06 vagas, sendo 04 para Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, 01 vaga para Pastor da Igreja Assembleia de Deus e 01 para Pastor da Igreja Batista.

Após aprovação no Curso de Formação de Oficiais, no final de 2016, os militares serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil no posto de Primeiro-Tenente e passarão a receber remuneração de cerca de R$ 8.800,00 além de diversos benefícios, tais como alimentação, alojamento, auxílio-fardamento e assistência médico-odontológica.

SERVIÇO:
Concursos Públicos de Nível Superior
Inscrições: 11/05 a 12/06 de 2015
Valor de cada inscrição: R$ 60,00

Informações: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou (21) 2104-6006


- Quadro de Apoio à Saúde (CSM-S) 2015
Total de vagas: 12

- Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CSM-CD) 2015
Total de vagas: 13

- Quadro de Capelães Navais 2015
Total de vagas: 06

Operação carro-pipa custa R$ 70 milhões no RN


Hoje, dos 167 municípios potiguares, 123 são abastecidos pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro, que teve a continuidade garantida com a renovação do decreto de emergência da seca, em 30 de março.
De acordo com o Comando Militar do Nordeste, a operação custa, em média, R$ 70 milhões ao Ministério da Integração.  Entretanto, de acordo com a coordenação da Operação Pipa no Rio Grande do Norte, a operação abastece, principalmente, a zona rural.

Homem que matou menina de 12 anos e jogou o corpo no cacimbão é julgado hoje

Acontece nesta terça-feira, em Areia Branca, o julgamento do caseiro Poliano Cantarelle Fernandes Lacerda, de 38 anos, réu confesso da morte da criança Cinthia Lívia, em julho de 2012, em Tibau, no litoral do Oeste Potiguar. Na época, a menina tinha apenas 12 anos de idade e foi encontrada morta dentro de um cacimbão em uma residência, na Praia das Emanuelas.

Na época em que foi preso, Poliano Cantarelle confessou que matou a menina e jogou o corpo dentro do cacimbão, porque ela se negou a ter relações sexuais com ele. Contudo, disse também que o crime teria sido motivado por vingança contra a mãe e uma das irmãs da vítima.

Cantarelle foi indiciado por estupro seguido de homicídio. Caso haja condenação, o réu deve pegar de 12 a 30 anos de prisão em regime fechado. Desde o crime, ele permanece preso na Cadeia Pública de Mossoró. O Julgamento contará com um forte esquema de segurança.




Produtores estão preocupados com baixa perspectiva de safra

Para os produtores a perspectiva de safra não são muito animadoras. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), preparado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Conab em abril, mostra que este ano houve um crescimento de 16% da área plantada.
Porém, a produção em abril, comparada à área plantada em dezembro, sofreu baixa em culturas como cana de açúcar (-9%), tomate (-7%), castanha de cajú (-5%), banana (-4%) e coco da baía (-2%).

Ações da Prefeitura contra a dengue contemplam bairro Maracujá


Na última sexta-feira (08) foi a vez dos moradores do bairro Maracujá serem abordados pelos Agentes de Endemias em suas residências nas ações do mutirão contra a dengue que a Prefeitura de Santa Cruz vem realizando. Além de informações, os profissionais da Saúde puderam averiguar a situação de cada local visitado evitando possíveis focos do mosquito.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental de Santa Cruz, Hiran Azevedo, o mutirão vem recebendo o apoio dos moradores da cidade e apresentando resultados satisfatórios no controle da doença. Hiran ainda destacou que o trabalho está acontecendo de forma programada a cada semana do mês.

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem fazendo a sua parte no combate ao mosquito transmissor da dengue. São ações planejadas que objetivam diminuir os índices da doença no município.