quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Wilma é candidata a deputada federal

A ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria (PSB) já anunciou com quatro anos de antecedência o seu projeto político para 2018.
Será candidata a deputada federal e descarta totalmente a possibilidade de ser candidata a vereadora em 2016 por Natal.

Fundação registra chuva em 28 municípios do Ceará

Voltou a chover na madrugada desta quarta-feira de Cinzas no Interior e litoral do Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 28 municípios do Estado. A maior ocorreu em Icapuí (59mm), seguida de Coreaú (28mm) e Viçosa do Ceará (27mm). A previsão de mais chuvas para todas as regiões do Estado para amanhã (quinta-feira).
As chuvas desta Quarta-Feira de Cinzas tiveram pluviometria média de 23mm. Para hoje, esse índice deve ser mantido, com precipitações entre fracas e moderadas. “As chuvas desde o período do Carnaval são provocadas pela aproximação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do Ceará”, explicou o meteorologista da Funceme, Leandro Valente.
A previsão é de chuva isolada e irregular, típica dessa época do ano. A Funceme registrou ainda chuva em São Gonçalo do Amarante (17,5mm); Itapajé (17,2mm); Granja e Meruoca (17mm); Poranga (16mm); Porteiras (15mm) e Alcântaras (14mm).
Até ontem, a Funceme registrava 43mm de chuva, em média, observada neste mês de fevereiro. Esse índice indica um desvio negativo de 66%. A média do período é de 127mm. As chuvas em janeiro passado ficaram 70% abaixo da média.

América perde, mas segue líder na Copa do Nordeste


O América enfrentou o Vitória/BA, na noite desta quarta-feira (18), no Estádio Barradão, em Salvador. Com um bom saldo de gols oriundo da goleada de 5 a 1 sobre o Serrano/BA, em sua estreia na competição, o alvirrubro potiguar não perdeu a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste após a derrota para o rubro-negro baiano, por 2 a 1.

Os donos da casa saíram na frente do placar, aos 14 minutos da etapa inicial, com um gol contra do zagueiro Zé Antônio Potiguar. O América empatou a partida com  o meia-atacante Thiago Potiguar, logo no primeiro minuto do segundo tempo, mas perdeu sua invencibilidade na temporada após o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcar pênalti aos 22 minutos. O meia Jorge Wagner converteu a cobrança em gol e deu números finais ao jogo.

O América voltará a campo no dia 22 de fevereiro, quando enfrentará o Globo, pela 4ª rodada da Copa Cidade do Natal, o primeiro turno do Campeonato Potiguar. A partida ocorrerá na Arena das Dunas e tem início marcado para as 18h30. O alvirrubro só jogará novamente pela Copa do Nordeste no dia 4 de março, quando medirá forças mais uma vez com o Vitória/BA. 

Carnaval de Caicó: Em 4 dias, polícia registra 98 ocorrências de som alto


As ocorrências registradas em Caicó, são em sua maioria de perturbação do sossego. O Núcleo de Análise e Estatística do Copom/6º BPM, contabilizou de quinta-feira (12) até o domingo (15), um total de 188 ocorrências de diversas naturezas. Dessas, 98 foram por causa de som alto.
A região da cidade onde mais a Polícia Militar foi acionada, foi a central, justamente onde está localizado o percurso dos blocos Ala Ursa e Treme-Trem, portanto onde se concentra a maior quantidade de pessoas. É aí também onde são instalados os paredões de som.
Na área Central da cidade, foram registradas 77 ocorrências. Os outros dois bairro onde mais foram atendidos chamados, foram Penedo e Paraíba, com 15 e 18, respectivamente.
No período em destaque, também foram registradas 12 ocorrências de trânsito e 19 de pessoas em atitude suspeita.
O Núcleo informou também que o sábado, (14), foi o dia com o maior número de ocorrências. Foram 66 ao todo. Na quinta (12), foram 19, na sexta-feira (13), 42 e no domingo, (15), 61.
Nesta segunda-feira (16), os policiais do Pelotão Ambiental de Caicó, fizeram a apreensão de dois paredões de som. Um deles, quando foi feita a aferição, atingiu 96 decibéis.

Presença da Força Nacional no RN é prorrogada por 180 dias


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prorrogou por mais 180 dias a permanência da Força Nacional de Segurança Pública, no Rio Grande do Norte. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União. A decisão ocorre após um pedido enviado por meio de ofício pelo governador Robinson Faria.

Segundo a Portaria 85/15, o efetivo obedecerá ao planejamento definido pelos órgãos envolvidos na operação para ajudar o estado no cumprimento das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública.

Também de acordo com a publicação, aoperação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública do estado (Sesed, Polícia Militar, Polícia Civil, Itep), que deverão disponibilizar a infraestrutura necessária para instalação de base administrativa, bem como permitir o acesso aos sistemas de informações e ocorrências.

Ainda segundo a portaria, se necessário, o prazo do apoio da Força Nacional ao Rio Grande do Norte poderá ser novamente estendido.

Walter Alves vai defender a redução da maioridade penal para 16 anos


Um dos temas recorrentes na Câmara dos Deputados no quesito segurança é a discussão em torno da revisão da maioridade penal. O deputado federal Walter Alves (PMDB) adiantou que vai utilizar o mandato para lutar pela redução para crimes violentos ou para aqueles praticados por reincidentes.
O parlamentar lembrou que um dos agentes facilitadores da reincidência no crime é a impunidade e que muitas vezes o adolescente infrator pratica crimes violentos como assassinatos, latrocínios [roubo seguido de morte] e estupros e termina sendo beneficiado por uma lei mais branda.
“Um dos temas que vamos trabalhar na Câmara é a redução da maioridade penal. Precisamos rever alguns conceitos e garantir uma maior punição a crimes mais graves, principalmente para esses jovens entre 16 e 18 anos que praticam crimes como adultos. Esse tema ainda precisa ser discutido e vamos defender essa bandeira. Se a sociedade mudou, as leis também precisam de mudanças”, pontuou.
Walter Alves ainda destacou que esse é um sentimento nacional. Uma pesquisa de opinião pública do do Ibope Inteligência encomendada no final do ano passado para a Rede Globo e para O Estado de S. Paulo mostrou que 83% dos brasileiros são favoráveis à diminuição da maioridade penal para 16 anos e que apenas 15% são contra.

Kalina: “Nossas primeiras medidas passam pelo resgate da credibilidade do policial”


A falta de policiamento ostensivo é apontada por especialistas em Segurança Pública como uma das razões da alta taxa de criminalidade no Rio Grande do Norte. Como no texto evangélico que fala sobre o trabalhador da última hora, os policiais norte-rio-grandeses estavam dispostos a trabalhar, faltavam-lhes as condições. “A polícia estava ávida para estar na rua e eu tenho certeza que a sociedade também estava querendo ver a polícia”, afirma a secretária de Segurança, Kalina Leite, em entrevista ao Jornal de Hoje.
Com as diárias operacionais pagas, o carnaval deste ano promete ser um dos mais seguros de todos os tempos. Cerca de 7 mil policiais estarão disponíveis para atuarem no período, entre servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.
Em entrevista ao Jornal de Hoje, a secretária Kalina Leite aborda o atual momento da Segurança Pública, que sente os efeitos das primeiras medidas adotadas, apontando efetivamente para uma nova mentalidade no setor.

Assaltante morre e quatro são presos após confronto com Polícia Militar em praia


Um homem suspeito de assalto morreu em confronto com a Polícia Militar e outros quatro foram presos, nesta quarta-feira (18). A quadrilha teria assaltado casas de praia, na praia de Pedra Grande, em Porto do Mangue, durante a madrugada. No entanto, acabou cercada pela polícia.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que uma das vítimas conseguiu acionar a polícia e, rapidamente, uma equipe da Polícia Militar chegou ao local e cercou a casa onde estavam os criminosos.
Os bandidos teriam reagido à voz de prisão e atiraram contra os policiais. No confronto, um dos suspeitos foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu no hospital. O jovem foi identificado como Romário Crisostomo da Costa, de 21 anos.
Os outros quatro homens presos são: Antonio Lúcio da Silva Júnior, de 18 anos; Alison Andrade dos Santos, de 21 anos; Ediclênio Batista de Lima, de 20 anos; e Paulo Marcos de Melo, de 26 anos.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Exoneração de cargo por perseguição política na Câmara Municipal de Santa Cruz

Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, exonera seu fiel escudeiro Manoel Adelino por perseguição política. Segundo informações que chegaram até o blog, Manoel Adelino tem grande amizade com o filho do maior opositor do presidente da Câmara na comunidade Bom Sucesso, que seria o Sr. Genário. 

O filho do Sr. Genário, Genário Filho, está passando por tratamento médico, o que fez com que seu amigo de longas datas Manoel Adelino se aproximasse ainda mais do garoto para ajudá-lo a enfrentar essa enfermidade,chegando até a fazer uma homenagem a genário Filho, usando uma máscara 24 horas do dia, por tempo indeterminado. 

Mas o presidente da Câmara chateado com tal homenagem e pressionado por outros correligionários, teria colocado Manoel Adelino na parede e deixado duas opções de escolha para Manoel Adelino: ou a amizade de Genário Filho, ou o cargo na Câmara? Manoel Adelino por sua vez, disse: Fico com a amizade de Genário Filho, e o presidente o exonerou.


Na foto abaixo, Manoel Adelino e Genário Filho.


Consult vai às ruas de Natal com nove pré-candidatos a prefeito

Passado o carnaval, os entrevistadores do Instituto Consult vão às ruas ouvir os natalenses sobre a sucessão na capital do estado. Os formulários terão nove nomes: Carlos Eduardo Alves (PDT), Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB), Kelps Lima (Solidariedade), Rogério Marinho (PSDB), Walter Alves (PMDB), Luiz Almir (PV), Amanda Gurgel (PSTU) e “um candidato do PSOL” [Robério Paulino pediu para não ser incluído no levantamento.

Felipe Maia: “Torço pelo sucesso de Robinson”

O deputado federal Felipe Maia (DEM) desarma completamente o palanque da campanha eleitoral passada, quando lutou contra a eleição de Robinson, defendendo nas ruas e palanques o nome do candidato do PMDB a governador, o então presidente da Câmara dos Deputados, ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), adversário derrotado por Robinson.
Sobre o governo Robinson Faria, Felipe disse estar cedo para fazer uma avaliação, destacando que, nos pouco mais de 40 dias de gestão, o governo deu apenas os primeiros passos. O deputado democrata disse torcer pelo sucesso do governo Robinson. “São os primeiros passos. Torço pelo sucesso do governo de Robinson Faria e do Rio Grande do Norte”, disse ele ao Jornal de Hoje.

Papa pede que administração do Vaticano seja ‘totalmente transparente’

No início de dois dias de reuniões fechadas com cardeais, o papa Francisco pediu nesta quinta-feira (12) aos sacerdotes que deem maior eficiência e transparência na gestão da Cúria romana, a administração central da Igreja Católica.
Em comentário antes da reunião, o pontífice afirmou que os administradores têm que se esforçar para obter “maior harmonia no trabalho dos diversos departamentos e setores, a fim de manter uma colaboração mais eficiente com base na transparência absoluta”.
Os pedidos de transparência são feitos após anos de disputas de poder na administração da Igreja Católica que, em diversos casos, foram divulgadas por membros da instituição à imprensa, em especial no pontificado de Bento 16 (2005­2013).

Governo do Estado paga contrapartida do Garantia Safra do Potengi, Trairí, Agreste e Mato Grande

O Governo do Rio Grande do Norte assegurou a quitação da Contrapartida do Programa Garantia Safra da região II, referente a safra 2013/2014. O depósito na conta do Fundo foi de R$ R$ 2.074.000,00 (dois milhões e setenta e quatro mil reais) gerando um beneficio de 20 milhões para cerca de 27 mil trabalhadores dos municípios da região II do estado (Potengi, Trairí, Agreste e Mato Grande).
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares da área semiárida, que sofrem perda de safra por seca ou excesso de chuvas. Para prevenção dos prejuízos causados pela seca, é formado um Fundo que servirá para prover indenizações para os agricultores afetados.
Os agricultores que aderem ao Programa nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho, são indenizados. O valor anual da indenização por agricultores é de R$ 850,00 (a partir da safra 2013/2014). Atualmente no Rio Grande do Norte o Programa conta com um total de 65 mil agricultores cadastrados e 151 municípios.

A Liga Norte Riograndense contra o Câncer ampliará UTI em mais 10 leitos



A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, referência no tratamento da doença no Rio Grande do Norte e em todo o Nordeste, vai ampliar sua capacidade de atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos próximos meses. A ampliação da UTI em mais 10 leitos foi garantida pela liberação de R$ 1.865.470 oriundos de uma emenda parlamentar do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, aprovada em 2013.

De acordo com Vilma Sampaio, assessora de projetos especiais da unidade hospitalar, a verba para compra dos equipamentos foi liberada na última sexta-feira (6), após passar pouco mais de um ano sob análise do Ministério da Saúde. “O convênio foi assinado no dia 31 de dezembro de 2013 e durante o ano de 2014 foi analisado pelo Ministério da Saúde. O plano de aplicação é para três setores da Liga. Um deles é a UTI, atualmente conta com oito leitos. Agora serão construídos mais 10, o que vai consumir a maior parte dos recursos”, explica ela. 

Ao todo, R$ 913.728,00 devem ser investidos para a ampliação do número de leitos de UTI, possibilitando mais que dobrar o número de atendimentos. Dentre os equipamentos que devem ser adquiridos, estão mesas de cabeceira, bombas de infusão, computadores, monitores multiparâmetros, além seis ventiladores pulmonares, estes ao custo de R$ 60 mil cada um.

APAE recebe mais de 300 kg de alimentos em doação do Ipem-RN


Na última terça-feira (10), o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou mais uma doação de alimentos a uma instituição beneficente do Estado. A APAE/Natal, que atualmente atende a 560 crianças na capital potiguar, recebeu 349 quilos em itens perecíveis e não perecíveis, como arroz, feijão, farinha, cuscuz, macarrão, leite em pó, dentre outros, todos produtos apreendidos para análise em laboratório por estarem fora dos padrões de peso determinados pelo Inmetro, mas que estão dentro da validade e próprios para consumo.
“Faz parte do papel social do Ipem contribuir com essas instituições e retribuir um pouco do bom trabalho que elas prestam à nossa população. Ficamos satisfeitos em poder colaborar com a APAE, uma entidade séria que merece todo o respeito e admiração da sociedade”, conta Ney Lopes Jr., diretor do Ipem-RN. A APAE oferece atendimento clínico, pedagógico e ocupacional à pessoa portadora de necessidades especiais, com a missão de promover e articular ações de defesa de seus direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, para uma melhor qualidade de vida do usuário.

MPF afasta responsabilidade de pilotos na queda de avião de Eduardo Campos


Após seis meses de investigações, o Ministério Público Federal em Santos descarta por ora a responsabilização dos pilotos que conduziam o jato Cessna 560XL prefixo PR-AFA que caiu no município em 13 de agosto do ano passado.

O acidente causou a morte dos sete ocupantes, entre eles o ex-governador de Pernambuco e então candidato à presidência da República Eduardo Campos.

Segundo o procurador da República Thiago Lacerda Nobre, que acompanha o andamento do inquérito policial sobre o caso, ainda não é possível apontar a causa exata da queda, embora a apuração já tenha permitido excluir algumas hipóteses, como a absorção de aves pela turbina. Segundo o Ministério Público Federal, "há evidências de que procedimentos de voo não foram respeitados quando o jato se aproximou de Santos para o pouso".


"No entanto, a repentina piora das condições climáticas na região pode ter interferido na condução da aeronave, e não se sabe se os pilotos, em trânsito, haviam sido comunicados sobre essas mudanças do tempo", destaca o MPF. "Sem os dados da caixa preta disponíveis, ainda não foi possível descobrir o conteúdo do diálogo entre eles nos minutos que antecederam o acidente. Informações preliminares indicam que a gravação de voz na cabine não foi realizada, o que dificulta a investigação."

Deputados aprovam aumento de 13% para professores do Estado

A mensagem 005/2015, que propõe reajuste dos vencimentos básicos dos cargos de professor e de especialista em educação, foi aprovada, à unanimidade, na manhã desta quinta-feira (12). A matéria do governo estabelece o reajuste de 13,01% aos servidores do magistério público estadual que atuam na direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação. A votação foi fruto de um entendimento entre os líderes partidários. “Destaco o emprenho dos deputados que concordaram em realizar esta votação e reafirmo que esta Casa está pronta para ajudar o RN a caminhar”, declarou o presidente da Assembleia, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

O projeto de lei complementar contempla servidores pertencentes ao quadro funcional do Magistério Público Estadual de que trata a Lei Complementar Estadual n.º 322, de 11 de janeiro de 2006, cuja jornada de trabalho corresponda a 30 horas semanais. Os vencimentos daqueles cuja jornada de trabalho seja diferente de 30 horas semanais serão calculados de forma proporcional, com base no valor da hora-aula, obtido a partir dos montantes estabelecidos no Anexo Único desta Lei Complementar.

De acordo com o projeto, os valores passam a vigorar com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2015. As despesas decorrentes da implementação da Lei Complementar correrão por conta de dotação da Lei Orçamentária Anual (LOA) consignadas em favor da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. De acordo com o anexo enviado à Casa, os vencimentos pagos aos professores  irão variar de R$ 1.438,67  (nível I, letra A) a R$ 5.131,16 e os valores pagos aos especialistas vão de R$ 1.653,79 a R$ 5.131,16 (nível VI, letra J).

"Telexfree" Comunicado oficial Ympactus aos divulgadores e à sociedade em geral

A empresa está aguardando ser intimada para se manifestar oficialmente sobre o laudo pericial da E&Y, entregue hoje, e está absolutamente convicta da legalidade e da viabilidade de seu negócio.
Assim que houver a intimação o corpo jurídico da empresa e seus peritos assistentes técnicos juntarão no processo o seu laudo pericial que demonstrará sem a menor sombra de dúvida os equívocos injustamente imputados à empresa pelo Ministério Público do Acre.
No dia 23 de fevereiro a empresa divulgará um vídeo especial gravado pelo Sr. Carlos Costa.

Governo garante verba para carros-pipa


Para assegurar a continuidade do abastecimento nas 152 cidades afetadas pela seca no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado anunciou, ontem (11), o investimento de R$ 47 milhões por mês. O recurso será uma complementação ao montante investido pelos municípios na distribuição de carros-pipa. Hoje, além do investimento das próprias prefeituras, o abastecimento das comunidades rurais também é feito pela Operação Carro-Pipa, do Exército Brasileiro, que atende a 119 municípios.

A medida foi anunciada pelo governador Robinson Faria durante reunião na manhã desta quarta-feira com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Mais de 50 prefeitos participaram da primeira audiência com o chefe do Executivo. Na pauta, reivindicações relacionadas à seca, saúde e segurança para os municípios.

Enfrentando três anos de estiagem e com sete decretos de calamidade renovados sucessivamente, o RN enfrenta dificuldades em manter o abastecimento humano no interior. Atualmente, nove cidades estão em colapso no abastecimento: ou seja, o nível dos reservatórios de água está tão baixo que o fornecimento pelo sistema da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) precisou ser suspenso. Entretanto, no total, 152 municípios estão dentro do decreto de calamidade da seca e precisam de algum complemento no abastecimento, seja urbano ou rural. Destes, 119 são abastecidos pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro. Há Prefeituras que complementam o abastecimento com recursos próprios, como é o caso de Caicó. Na semana passada, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o prefeito Roberto Germano informou que a cidade é abastecida por quatro pipeiros do Exército e outros quatro contratados pela prefeitura.

PM terá 5.656 homens atuando durante Carnaval no RN


O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte empregará um efetivo de 5.656 policiais na prestação de serviços de policiamento preventivo, ostensivo e de orientação do trânsito em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito na manhã de hoje (12), durante coletiva de imprensa que apresentou a operação "Carnaval Mais Seguro". Além da PM, Polícia Civil e Bombeiros também terão atuação especial durante os dias de festa.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social apresentou o plano de segurança pública para desenvolver a operação. O planejamento operacional contará com ações da Policia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN. As ações começam nesta sexta-feira (13) e se estendem até a Quarta-feira de Cinzas (18).