quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Campanha “Pirlimpimpim” arrecada fundos para o Hospital Varela Santiago

O famoso pó de pirlimpimpim, pó mágico dos contos de fadas que faz as crianças viajarem no tempo, serviu de inspiração para uma campanha de arrecadação de fundos do Hospital Infantil Varela Santiago, voltado para atendimento em diversas especialidades médicas. A unidade hospitalar, que atende todo o estado do Rio Grande do Norte e estados vizinhos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é referência no tratamento oncológico, que conta com a assistência de um equipe multidisciplinar.
Apesar do serviço de excelência, o Hospital Infantil Varela Santiago vem precisando de uma reforma na estrutura do setor de onco-hematologia, de modo a atender os pacientes de forma mais humanizada. De acordo com a arquiteta e voluntária do Hospital, Nailka Saldanha, a campanha do “Pirlimpimpim” visa reunir toda a sociedade em prol de uma causa que busca levar mais alegria para os pequenos pacientes.

“Um sonho antigo do hospital é humanizar esse setor de oncologia, que atualmente funciona em condições sem muita estrutura para atender os pacientes. É um ambiente sem vida, sem cor, sem alegria. E através dessa campanha nós estamos tentando chamar a população para abraçar essa causa, de modo a arrecadar fundos para reforma e ambientação do espaço”, disse Nailka.

Nailka Saldanha é voluntária há muitos anos no Varela Santiago, se dispondo a ajudar em campanhas que possam dar melhores condições de estadia aos pacientes e familiares no hospital. Segundo ela, a divulgação das campanhas na mídia e nas redes sociais vem ajudando o hospital a conseguir tudo o que é necessário.
“Comecei a fazer uma atividade com eles que era servindo lanches para os pacientes em tratamento e em consultas comuns. Como no começo eram poucas pessoas que ajudavam, fazíamos o lanche uma vez na semana. Porém, essa atividade tomou uma proporção tão grande que hoje temos escalas de voluntárias oferecendo lanche todos os dias no hospital”, contou a arquiteta. “Outra vez fizemos campanha para arrecadação de leite por 45 dias e conseguimos leite suficiente para seis meses, com ajuda de pessoas de vários locais do país”, disse.

“Agora, fui convidada para ajudar nessa campanha do Pirlimpimpim para humanizar o setor onco-hematologia. Fotografei toda a estrutura e fiz um levantamento do investimento que seria necessário. Para reformar e ambientar o setor, precisaremos de R$ 80 mil. É uma quantia muito grande, que exige ajuda de muita gente. Qualquer quantia que as pessoas possam contribuir será bem-vinda”, explicou.

Os interessados em ajudar na campanha podem realizar depósito de qualquer valor na conta do Varela Santiago no Banco do Brasil, Agência 1668-3 | Conta Corrente 38457-7. “Essa nossa campanha será de tempo indeterminado, até conseguirmos esse valor para a reforma. Já estamos sentindo que nossa campanha está tomando uma dimensão muito grande, com reconhecimento de muitas pessoas”, afirmou.

A campanha do Pirlimpimpim conta com o apoio da Executiva Propaganda, responsável pelas ações de marketing, e da Cabo Telecom, que disponibilizou 12 pontos de canais fechados para o hospital, oferecendo canais de entretenimento infantil para as crianças, que até então contavam apenas com a programação dos canais abertos.

De acordo com a profissional de psicologia responsável pelo Hospital, Rafaella Varella, a reforma e ambientação do espaço se faz necessário por este ser “muito frio e triste”. “Dar vida a um ambiente que recebe diversas crianças em tratamento é essencial. A contribuição da sociedade é muito importante nessa causa”, disse. Segundo Rafaela, o Hospital realiza 120 atendimentos por mês apenas no setor de oncologia.
A equipe do setor é composta por quatro médicos, dois enfermeiros, 17 técnicos de enfermagem, assistente social, psicóloga, nutricionista e ainda realiza o projeto de Classe Hospitalar, disponibilizando sala de aula para os pacientes que estão em tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário