domingo, 12 de abril de 2015

Major da Polícia Militar sofre atentado em Natal

Major Queiroz, que respondeu pela Chefia de Segurança da Assembleia Legislativa, no período em que o deputado estadual Ricardo Motta (PROS) esteve como presidente, sofreu um atentado neste domingo (12). 
O fato ocorreu por volta das 16h, no Bairro de Cidade Satélite, quando o Major visitava o pai. 
Os bandidos estavam em um Sandeiro de cor Prata, e atiraram sete vezes contra o Major Queiroz, que felizmente não foi atingido. 

São José do Campestre é destaque nacional: PSOL de cidade do Rio Grande do Norte tem o presidente mais jovem do país


O diretório municipal do PSOL de São José do Campestre, no Agreste do Rio Grande do Norte, tem em sua direção o presidente mais novo entre os diretórios do PSOL em todo o país. O jovem de 18 anos, estudante do Ensino Médio, é Geovane Rodrigues. Com um histórico familiar, o jovem militante começou cedo a se interessar pela política defendida por partidos de esquerda. “Sempre apostei no novo, no diferente”, diz.
 
O estudante, que assumiu recentemente a presidência do PSOL de São José do Campestre, acredita que a política é essencial para a vida em sociedade. “Não tem como viver sem a política, ela rege a nossa vida em sociedade”, acredita Geovane, que já é pré-candidato a vereador para as eleições de 2016.
 
Geovane não tem medo de falar o que sente em relação à velha política conservadora que domina seu município há mais de 20 anos. Segundo ele, a cidade está completamente abandonada pelo poder público, mas, infelizmente, os eleitores continuam votando nos mesmos candidatos. O seu interesse em participar do PSOL começou nas últimas eleições, quando Geovane viu no programa do partido uma alternativa voltada aos anseios do povo. A partir de então, teve o interesse de fundar o diretório na cidade e ser a terceira via para consolidar um programa alternativo em Campestre. “As pessoas têm direito e devem reclamar”, defende.
 
Em função de sua atuação combativa e de oposição à prefeitura municipal, Geovane já sofre perseguição da atual prefeita e de alguns vereadores do município. Atualmente, já tramitam onze processos movidos contra ele, como forma de intimidar sua posição. Mas ele segue com o propósito de fazer o contraponto à velha política. E no último dia 27 de março, em reunião, que contou com a presença de dirigentes do PSOL, como Petrônio Andrade, Marcos Antônio - vereador em Natal - e Tarzia Medeiros, além de outros apoiadores, reafirmou a sua atuação de oposição ao executivo municipal.
 
O PSOL do Rio Grande do Norte avalia como bem-vinda a chegada de um jovem combativo e destemido, como Geovane Rodrigues. Para a direção estadual, a interiorização do partido é fundamental para construção de bases sólidas, além do que ter um presidente jovem e combativo oxigena as fileiras da legenda e reafirma o programa partidário do PSOL como necessário aos diversos municípios e diversidades.

Protesto contra Dilma e corrupção reúne milhares de pessoas em Natal


Milhares de pessoas voltaram a protestar de forma pacífica contra a presidente Dilma Rousseff e contra a corrupção no país na tarde deste domingo (15) em Natal.  Segundo a Polícia Militar, 5 mil pessoas participaram do protesto. A organização estimou 7 mil manifestantes. A quantidade é menor do que a do ato de 15 de março.

De acordo com a PM, não houve ocorrências durante  a manifestação. O protesto começou às 16h30, com concentração no cruzamento das avenidas Senador Salgado Filho e Bernardo Vieira, no Tirol, zona Sul de Natal. Com centenas de faixas e cartazes, vestidos de verde e amarelo e com bandeiras brancas, os manifestantes criticaram a gestão petista na administração federal. Em meio ao ato público, algumas pessoas pediram o impeachment de Dilma. Outras chegaram a defender uma intervenção militar para destituir o governo do PT.
Por volta das 17h, os manifestantes deixaram o local de concentração e seguiram em direção à avenida Amintas Barros, também na zona Sul. O protesto em Natal foi encerrado por volta das 18h.
A manifestação ocorreu simultaneamente em outros locais do país. Também aconteceram atos em Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo. Mais cedo, houve também no Rio Grande do Sul, contra os pedidos de impeachment.

63% apoiam abertura de processo de impeachment de Dilma, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, véspera de mais um protesto nacional contra a presidente Dilma Rousseff, indica que 63% dos brasileiros são favoráveis à abertura de um processo deimpeachment contra ela. A justificativa são as revelações do escândalo do petrolão pela Operação Lava Jato da Polícia Federal. Para 57% dos entrevistados, Dilma sabia do esquema de corrupção na Petrobras e deixou que ele acontecesse; 26% acham que ela sabia, mas nada poderia ter feito para impedir.
Conforme VEJA revelou, um dos delatores do petrolão, o doleiro Alberto Youssef declarou em acordo de delação premiada com o Ministério Público que Dilma e seu antecessor, o ex-presidente Lula, tinham conhecimento do esquema de corrupção e desvio de verbas da Petrobras que abasteceu cofres do PT, PMDB e PP. Outro delator, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou aos investigadores que o ex-ministro Antônio Palocci pediu a ele uma contribuição de 2 milhões de reais para a campanha de Dilma em 2010. Além disso, doações oficiais ao PT e registradas na Justiça Eleitoral eram na verdade uma forma de dissimular o pagamento de propinas, conforme revelaram à PF executivos presos na Lava Jato.

Segurança no governo Robinson Faria vai de mal a pior, Em uma semana após a fuga de 32 presos, 2º túnel é encontrado em Alcaçuz


Mais um túnel foi encontrado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz no pavilhão 3 – o presídio é o maior do Rio Grande do Norte. De acordo com a diretora da unidade prisional, Dinorá Simas, o diâmetro da entrada desse túnel tinha aproximadamente 50 centímetros, largura suficiente para a fuga de presos. A revista em que os agentes encontraram o buraco ocorreu na manhã da sexta-feira passada, mas só ontem a descoberta foi divulgada. Segundo Dinorá, não houve fugas.  Na madrugada da segunda-feira desta semana, os presos conseguiram realizar a segunda maior fuga da história de Alcaçuz. Na ocasião, 32 presos fugiram por um túnel aberto no pavilhão 2.

“A revista foi mais estrutural mesmo. De material ilegal, nós só encontramos uma faca artesanal, uns pedaços de ferro. Também encontramos um túnel no pavilhão 3”, contou Simas. Apesar da crise no sistema, a escala continua a ser composta por apenas seis agentes penitenciários. No momento da revista, o Batalhão de Choque  da Polícia Militar também colaborou para manter os presos sentados apenas em uma região do pátio. Na quinta-feira, os agentes haviam entrado no pavilhão, mas  para vistoriar a área interna (celas e corredores). Enquanto isso, os presos ficaram no pátio.  Conforme a direção do presídio, o buraco achado no pavilhão que abriga 166 presos já foi tapado.

De acordo com a presidente do Sindicatos dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp), Vilma Batista, a situação também É grave em outras unidades prisionais. “Não é só Alcaçuz não. As outras unidades estão só pela misericórdia. No PEP (Presídio Estadual de Parnamirim), tem mais de 600 presos para três agentes de plantão”, ressaltou. Ela lembrou que muitos Centros de Detenção Provisória (CDPs), onde o número de agentes é bem reduzido,  funcionam em prédios onde antes eram casas. Na próxima sexta-feira, o decreto (25.017/2015) de calamidade pública no sistema prisional do Rio Grande do Norte completa um mês. Uma das medidas previstas era a contratação de agentes penitenciários no mais recentes concurso público. Segundo Vilma Batista, há 34 agentes nessas condições à espera da nomeação. 

Estudante de Direito e outros dois jovens são presos fazendo o ‘rapa’ em fábrica de laticínio


A prisão aconteceu, graças à denúncia de um popular que percebeu a ação do trio e acionou a Polícia Militar. O fato ocorreu na noite desse sábado, depois que três jovens invadiram a sede do Leite do Sertão, localizada próximo ao Conjunto Vingt Rosado, em Mossoró. Dois deles são funcionário da empresa e tentavam forjar um arrombamento para furtar objetos.
Quando policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) chegaram ao local, encontraram o vigilante da empresa deitado sobre o chão. Ele não era vítima, apesar de ser funcionário. Os outros dois comparsas tentaram fugir na chegada dos militares. Era uma armação que não ‘colou’. João Michael Melo da Silva, 22 anos de idade, seu irmão Mikael Melo da Silva, 21, e Claudio Alves da Silva, 31, foram presos. Dois deles trabalhavam como segurança do próprio Leite do Sertão, inclusive um é acadêmico da Faculdade de Direito de Mossoró.

Em jogo tenso, Globo e América empatam em 1 a 1 no Barretão


Em um jogo tenso, Globo e América empataram por 1x1, na tarde desse domingo (12), em jogo realizado no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, pela quarta rodada do segundo turno do Estadual. Os gols foram marcados por Régis Potiguar, para o Alvirrubro, enquando Jozicley empatou para os donos casa. Com o resultado, a equipe americana se complicou na classificação e aparece em quarto, com cinco pontos, sete a menos que o líder ABC, mas, com um jogo a menos. O próximo compromisso rubro é quarta-feira, em Santa Cruz, contra os donos da casa.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Santa Cruz: especialistas em cobrar prestações de contas ao município, são os número 1 em omitirem as prestações das próprias contas


Quase R$17,000,00 mil reais, foram os custos que 3 dos 4 integrantes do G4 geraram com viajem desnecessária a Brasília, pagos pela população de Santa Cruz.

Em busca de fortalecer a ideia de que o ano que vem não tenha eleições e que o atual mandato seja de 6 anos, para que em 2018 as eleições sejam unificadas, foram a Brasília 3 vereadores de Santa Cruz, gerando aos cofres públicos do município um gasto de quase R$17,000,00 mil reais que foram pagos através da Câmara Municipal de Santa Cruz assim distribuídos:

3 passagens aérias de ida e volta no valor de R$7,240,17 reais ;

5 diárias para o vereador Pedro Dério no valor de R$560,00 reais cada uma, totalizando R$2,800,00 reais;

5 diárias para o vereador Samuel Palhares no valor de R$560,00 reais cada uma, totalizando R$2,800,00 reais;

5 diárias para o vereador Josemar Bezerra no valor de R$800,00 reais cada uma, totalizando R$4,000,00 reais.

Já se passaram 2 sessões após os vereadores terem chegados de Brasília e nada foi falado a respeito da viagem em nenhuma das duas sessões, algo estranho para uma oposição fiscalizadora, que deveria ter prestado contas da viajem na primeira sessão para toda população ficar sendo sabedora do que se pleiteava com a viagem, quanto custou aos cofres públicos de Santa Cruz, e o resultado obtido na viajem.

Mas o que vimos até o presente momento foi a total omissão por parte do G4 e até agora o que mostraram ter trazido de Brasília, foi uma foto com o deputado Tiririca-"pior que tá não fica..."

Enquanto G4 reclama dos serviços da saúde pública de Santa Cruz, o representante deles na Assembléia solicita Unicat para João Câmara


Na sessão plenária da Câmara Municipal de Santa Cruz do último dia (7) do corrente mês, o que se ver é alguns vereadores passando informações levianas com o intuito de distorcer a mente daqueles que os ouvem, a exemplo do presidente da casa, Josemar Bezerra, ao afirmar que Santa Cruz tem a pior saúde do Brasil. Mas por acaso o presidente mandou fazer alguma pesquisa no país, onde foi constatada essa afirmação? Onde está mostrando que Santa Cruz tem a pior saúde do Brasil? 

Talvez ao invés de ficar querendo denegrir com a politicagem barata, a cidade que o mesmo é vereador, porque não reuniu o grupinho e foi atrás do deputado Gustavo Carvalho para que ele solicitasse uma unidade da Unicat para Santa Cruz também? 

Ficar indo para a câmara, fazer uso da palavra para dizer coisas sem conhecimento nem propriedade no assunto, como por exemplo também o vereador Samuel Palhares, que deseja que em Santa Cruz a segurança seja feita como o governador Robson Faria está fazendo no estado ! Será que o vereador não ver jornal, para ter um desejo desses? Porque após o governador Robson Faria ter assumido seu mandato, o que mais se vê nos jornais é a crise na segurança pública do estado, acontecendo as piores coisas que nunca foram vistas antes, então esses que fazem o uso da tribuna, precisam acima de tudo se informarem antes de ir falar o que não devem e dar informações falsas.


Governador Robson Faria entregou o peixe porque era um dever e uma obrigação dele entregar, os recursos foram provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na ordem de 1,2 milhões

O governador Robson Faria, não fez mais que a sua obrigação na doação do peixe da semana santa, tendo em vista que os recursos empenhado para a compra do peixe, foram oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome (MDS), que disponibilizou a ordem de 1,2 milões de reais para a compra dos pescados.

Para os desinformados inclusive alguns vereadores do município de Santa Cruz, no ano passado a ex-governadora Rosalba Ciarlini também entregou peixes na semana santa, onde várias cidades do trairi foram contempladas.

América goleia o Baraúnas na Arena


O América superou a equipe do Baraúnas na noite desta quarta-feira (8), na Arena da Dunas, pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Estadual. O time Alvirrubro conquistou a primeira vitória rubra na atual fase pelo placar de 4 a 1. Todos os gols foram marcados no segundo tempo de jogo. Daniel Costa, Max - que marcou duas vezes - e Judson marcaram para os donos da casa, enquanto Adhan descontou para os mossoroenses. O próximo compromisso americano na competição, será domingo, contra o Globo, no Barrettão, em Ceará Mirim.

Atacante é destaque
Max tem uma história de vitória com a camisa do América. Na sua primeira passagem pelo time, em 2006, ele foi o autor do gol de empate diante do Atlético/MG, no Mineirão, pela última rodada da série B da daquele ano, que acabou dando o acesso ao time rubro para a primeira divisão de 2007. De lá para cá, o jogador já teve inúmeras passagens pelo clube, sempre marcando seus gols. E na atual temporada não vem sendo diferente. Com os dois gols marcados na vitória sobre o Baraúnas, o camisa 9 rubro chegou aos 15 gols no ano, sendo o principal goleador do futebol brasileiro.

Ficha técnica
América (4): Busatto; Zé Antônio Potiguar (Diogo), Flávio Boaventura, Cléber e Julinho; Judson, Álvaro, Júnior Timbó (Alfredo) e Daniel Costa; Cascata (Régis Potiguar) e Max. Técnico: Roberto Fernandes.
Baraúnas (1): Érico; Edson, Romeu (Wellington), Nildo e Edinho; Lano, Everaldo, Batata (Adhan) e Odair; Fabinho Cambalhota e André Tavares (Gustavo). Técnico: Givanildo Sales.
Árbitro: Suélson Diógenes
Público: 1.538 torcedores
Renda: R$ 10.955,00

GOLS:
América: Daniel Costa aos 9';Max, aos 27' e aos 30' e Judson aos 46´do 2ºT
Baraúnas: Adhan, aos 47´do 2º T

Com apenas 19% dos concursados aptos, PM amplia prazo para recursos


De acordo com o comandante-geral da PM no estado, coronel Ângelo Dantas, há um grande interesse por parte da corporação, do governo do estado e da secretaria de segurança no ingresso dos novos nomes e a ampliação dos prazos não representa nenhum prejuízo para a administração pública.
"O candidato que entender que deve entrar com recurso procurar seu direito e o julgamento deve ser feito pela autoridade a quem competir, conforme as normas do concurso", disse o coronel. Dantas também afirmou que apenas os psicólogos e médicos que conduziram o exame médico é que podem se pronunciar quanto ao mérito das reprovações.
Segundo Vandenberg Bezerra, membro da comissão '824 convocados', formada há cinco anos pelos candidatos que aguardavam convocação no concurso, a ampliação de prazo é necessária, uma vez que está havendo dificuldade no acesso ao laudo contendo os motivos da inaptidão dos candidatos.
"Membros da comissão estiveram hoje no centro clínico e no departamento de pessoal da Polícia Militar, mas não tivemos acesso aos laudos sequer para sabermos os motivos pelos quais tantos candidatos foram considerados inaptos", disse o membro da comissão. 
Dos 824 convocados para o exame médico, teceira fase do concurso, apenas 160 candidatos, 19% do total, foram considerados aptos. 547 foram considerados inaptos e 117 não compareceram no dia da avaliação.
824 convocados
O concurso pelo qual os candidatos se classificaram até esta fase teve o edital publicado em 2005. De lá para cá, segundo o coronel Dantas, três turmas de soldados foram formadas com aprovados pelo processo seletivo, em 2005, 2009 e 2010.
A realização do exame médico pelos 824 convocados nesta nova etapa só foi possível por meio de uma decisão judicial conquistada pela comissão formada pelos candidatos. Segundo Vandenberg Bezerra, a comissão espera agora pela sensibilidade do governo ao tratar dos recursos administrativos para reavaliação dos exames.
"Nunca houve um número tão alto de reprovados em um concurso público na história do Brasil, esperamos que o governo estadual mantenha a sensibilidade que vem tendo com os candidatos para que possamos assumir nossas vagas", concluiu Bezerra.

Governo pode fazer novos saques no Fundo Previdenciário para pagar folha salarial


O Ministério Público de Contas (MPC) pode até ter pedido uma auditoria especial no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para analisar os seguidos saques no fundo previdenciário estadual, contudo, para o secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, não há qualquer irregularidade nesses atos do Executivo. Tanto é que, se for o caso, o Governo do Estado procederá um novo saque para garantir o pagamento da folha salarial dos servidores do Rio Grande do Norte. Para isso, o gestor se baseia não só na lei aprovada na Assembleia Legislativa autorizando o uso da verba, mas também em uma decisão do Supremo Tribunal Federal.
“Então, isso é uma matéria na minha compreensão legitima, legal. Se existe tem que usar e se for preciso usar faremos novamente, estamos reduzindo a curva de retirada de recursos do fundo diminuindo a cada mês, no mês passado eu repus R$ 40 milhões, esse mês eu já repus R$ 45 milhões. Veja que interessante, eu estou devolvendo ao fundo R$ 45 milhões, mais R$ 5 milhões do que fiz no mês passado, mas o cenário ainda é muito nebuloso, o cenário ainda preocupa muito, tanto a iniciativa privada, quem é de casa que é da iniciativa privada tá sabendo como é que tá sendo difícil sustentar um momento de desaquecimento econômico, imagina no setor público que depende das vendas e das arrecadações de tributos”, afirmou Gustavo Nogueira, em entrevista a rádio 94 FM.
“O ideal é que esse fundo ficasse reservado para situações absolutas, mas não existe momento mais difícil do que esse na economia do país, nós vivemos e você assiste”, acrescentou o secretário, se referindo à crise que o País inteiro atravessa com relação a economia, que vem se refletindo diretamente no caixa dos estados e municípios, com a redução dos repasses federais.

Dólar cai 2,48% e fecha no menor valor em dois meses

No dia seguinte ao anúncio de um acordo para o Congresso apoiar o ajuste fiscal, o dólar caiu mais de 2% e fechou na menor cotação em mais de dois meses. O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (8) vendido a R$ 3,056, com queda de R$ 0,078 (2,48%).

A moeda norte-americana operou em baixa durante todo o dia, mas a queda se intensificou depois das 12h30. Apenas em abril, o dólar caiu 4,22%, mas a valorização acumulada em 2015 chega a 14,95%.


Além de fatores políticos no Brasil, o dólar diminuiu influenciado pelo cenário internacional. A divulgação da ata da reunião do Federal Reserve (Fed), revelou que os diretores do Banco Central norte-americano estão divididos em relação ao desempenho da maior economia do planeta. No documento, os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed consideraram fraco o início de ano nos Estados Unidos.

A recuperação econômica mais lenta que o esperado aumenta as chances de que o Federal Reserve adie o início da elevação dos juros nos Estados Unidos. A demora no reajuste torna os países emergentes, como o Brasil, mais atraente para os capitais estrangeiros, impedindo a fuga de recursos financeiros do país e pressionando a cotação do dólar para baixo.


Agência Brasil

Prefeitura de Santa Cruz desenvolve projeto de acompanhamento nutricional de alunos da Rede Municipal


Visando acompanhar o estado nutricional das crianças matriculadas nas escolas públicas municipais, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou no último mês de março o Projeto "Antropometria nas Escolas Municipais de Santa Cruz”.

Coordenado pela nutricionista Joana Eliza Pontes de Azevedo e pela coordenadora da merenda escolar, Jakllyne de Fátima da Silva, ambas da Secretaria Municipal de Educação, o projeto tem como objetivo aferir peso e estatura das crianças com vistas a detectar possíveis carências ou excessos nutricionais, acompanhando o crescimento e desenvolvimento e estimando as necessidades nutricionais da clientela, para, cada vez mais, melhorar e adequar os cardápios da Alimentação Escolar do Município.

O projeto conta com o apoio da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (SESPA), instituição privada localizada em Tangará/RN, através de 06 (seis) estudantes do curso de Extensão em Nutrição que foram selecionadas para contribuir com a ação no município de Santa Cruz-RN como voluntárias.

A metodologia constituirá de aferição de peso, estatura e Índice de Massa Corporal (IMC), os quais classificarão o estado nutricional das crianças. Será também realizada uma amostra do número de crianças por escola de todo o município, os dados serão arquivados em banco de dados da Secretaria Municipal de Educação e servirão para formulação de estratégias de Educação Alimentar e Nutricional.

As ações do projeto serão realizadas durante o primeiro semestre de 2015, devendo ser estender para o restante do ano.

Troca de tiros com PMs deixa dois mortos no litoral Sul do RN

Uma troca de tiros terminou com dois mortos na tarde desta quarta-feira (8) na praia de Búzios, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. O confronto envolveu uma equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) e dois homens ainda não identificados. Um revólver calibre 38 foi apreendido pelos policiais após a ação e supostamente pertencia a um dos homens.

De acordo com a assessoria de comunicação do BPChoque, a ação aconteceu após uma denúncia de moradores de que quatro homens foragidos da polícia estavam na região. Ao chegar na casa apontada na denúncia, os policiais afirmam que foram recebidos a tiros. No confronto, segundo o BPChoque, dois homens foram baleados e dois outros conseguiram fugir por trás da casa.

O helicóptero Potiguar I, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, apoiou as buscas, mas os dois homens que fugiram não foram localizados. Os baleados foram levados para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Operação “Colômbia”: Polícia Civil prende 15 acusados de praticar agiotagem


A Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Policia Civil, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8), a Operação “Colômbia”, na qual 15 pessoas suspeitas de praticar o crime de agiotagem em Natal foram presas, sendo dez colombianos, um equatoriano e quatro brasileiros. 

Os seis meses de investigação apontam que a organização criminosa emprestava dinheiro a pequenos comerciantes, cobrando taxas de juros que chegavam a 20% ao dia. Caso a vítima não conseguisse pagar a dívida, o grupo a pressionava através de ameaças. A quadrilha, inclusive, chegou a tomar bens de vítimas. A equipe da Deicor constatou ainda que uma das vítimas da organização cometeu suicídio após ser ameaçada pela quadrilha.


Durante a ação, foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão, expedidos pelo juízo da 8ª Vara Criminal de Natal, resultando na prisão dos colombianos: John Fredy Marin; Jhofre Antônio Lerna Alzate, vulgo “Julio”; Yeizon Andrés Baquero Delgado; Guillermo Rastiblanco Delgado; Eveyer Ortega Ortiz, vulgo “Santiago”; Monica Alejandra Serna Rubiano; Sandra Lorena Rubiano Aranha; Rosa Otília Aranha Correa; Stiven Castaño Montoya; e Oscar Herman Gonzalez Romero. Além dos colombianos, a Polícia Civil também prendeu o equatoriano Sérgio Dumas Perea Carlozoma, vulgo “Ed”, e os quatro brasileiros: Genilson Lourenço de Araújo; Anderson Teixeira de Brito; Linderval de Oliveira Pedro da Silva; e Cícero Kledson Silva.

Na Operação “Colômbia” ainda foram apreendidas oito motos, um veículo Renaut Sandero, cerca de R$74 mil, cadernos com anotações das dívidas, notebooks, celulares e cartões de divulgação e cadastro das vítimas. 

De acordo com a delegada Sheila Freitas, titular da Deicor, os líderes do grupo viviam uma vida de luxo em Natal e é possível que a quadrilha tenha ramificações em outros estados. “Temos notícias de grupos de estrangeiros que agem de forma semelhante em outros estados do país como Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. A Operação deflagrada hoje é apenas o pontapé, sabemos que existem outros integrantes”, finalizou a delegada da Especializada. Todos os acusados responderão pelos crimes de associação criminosa e crime contra a economia popular. Os detidos estão à disposição da Justiça.




Primeiro dia de Oficina de Avaliação e Planejamento da Atenção Básica reúne cerca de 200 profissionais da saúde


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu cerca de 200 profissionais da rede básica de saúde do município nesta terça-feira (07), Dia Mundial da Saúde, no primeiro dia das atividades da Oficina Municipal de Avaliação e Planejamento da Atenção Básica, que acontece de forma inédita no município e segue nesta quarta-feira (08) no auditório do IFRN.

Na oportunidade, profissionais da saúde mobilizados pela Secretaria Municipal de Saúde explanaram sobre os indicadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), assim como sobre indicadores do pacto da atenção básica 2014. Durante os dois dias do encontro, grupos realizarão suas atividades, avaliando, propondo e sugerindo ações para a melhoria dos serviços de saúde da Atenção Básica em Santa Cruz.

A Secretária Municipal de Saúde, Myllena Ferreira, explicou que o objetivo do evento é de avaliar e planejar novas ações que venham garantir uma atenção integral às famílias, planejando e executando ações básicas que nortearão a política de saúde municipal. Para ela está sendo um momento essencial para atenção básica do município. De acordo com Mayhara Myrna, coordenadora da Atenção Básica, os encontros aconteciam por categorias de profissionais ou até mesmo por equipes, porém a coordenadoria sentiu a necessidade de reunir todos os profissionais para avaliação e planejamento das ações.

Rede Básica

A rede básica de saúde municipal é formada por 12 equipes de saúde da família, composta por médico, enfermeiro,técnico de enfermagem, dentista e auxiliar bucal, agente comunitário de saúde e farmacêutico, que atuam nas 06 unidades básicas de saúde do município.


terça-feira, 7 de abril de 2015

Desgoverno de Robinson Farias gera dívida do governo com o Fundo Previdenciário que poderá alcançar R$ 1 bilhão

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, corre um risco grande para repor os valores sacados doFundo Previdenciário.
Até o mês passado (março) o valor do débito alcança a cifra de R$ 432 milhões. Se continuar nessa tangida existe a possibilidade de em novembro emplacar R$ 1 bilhão de reais.
Sem contabilizar dezembro e o 13º salário.
Informações de fontes palacianas acham que deste mês até novembro são poucas as possibilidades do governo fazer caixa com as sobras de recursos para a reposição de valores.

Homem é assassinado nesta noite com oito tiros de pistola nas costas em via pública


Oito tiros de pistola 380 pelas costas. Isso foi o que a vitima de mais um crime de homicídio, na Zona Norte de Natal, sofreu em via pública, no início da noite desta terça-feira.
De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, a vítima, ainda não identificada, estava parada em uma motocicleta amarela, na avenida João Medeiros Filhos, nas proximidades do supermercado Nordestão, quando foi surpreendida pelos disparos.
Testemunhas relataram que dois homens em motocicleta preta teriam efetuado os disparos contra a vítima que não teve chances de defesa e morreu no local. A PM já isolou o local do crime.