sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Decreto de calamidade será renovado com 14 cidades a menos

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil deve encaminhar, na próxima segunda-feira (8), a minuta para o novo decreto de calamidade pública devido à seca. Esta é a sétima publicação consecutiva do decreto desde 2012 – a última, publicada em março e válida por 180 dias, vence no próximo dia 15 de setembro. A diferença é que, nesta publicação, 14 municípios serão excluídos.

A reavaliação do abastecimento dos municípios foi feito pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (Sape) em conjunto com a Defesa Civil. Segundo o secretário adjunto de agricultura, Valdenor de Araújo, os municípios de Arêz, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Galinhos, Macaíba, Montanhas, Nísia Floresta, Pedro Velho, Pureza, São José do Mipibu, Vila Flor, Tibau do Sul e Georgino Avelino tiveram as condições de abastecimento reestabelecidas, e por isso serão retiradas do decreto. 

Entretanto, 146 dos 165 municípios do Estado permanecem em situação de emergência – um total de 260 mil pessoas. Segundo o secretário adjunto de agricultura, Valdenor de Araújo, 28 destes municípios eram abastecidos pela operação carro-pipa da Defesa Civil, que está suspensa desde fevereiro, cabendo a eles solicitar a continuidade do fornecimento pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário