quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Anvisa começa a liberar insumos hospitalares


Fios de nylon para sutura adquiridos pela Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) e que estavam retidos desde o dia 24 de novembro no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, foram liberados e,  ontem, já se encontravam disponíveis à equipe médica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). A liberação dos insumos hospitalares ocorreu após uma visita técnica da Sesap ao Aeroporto, na tarde da última terça-feira (2).

Realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, a interdição do Terminal de Cargas do Aeroporto de São Gonçalo foi motivada pelas condições inadequadas de armazenagem das cargas sujeitas à vigilância sanitária, principalmente aqueles produtos mais sensíveis às variações de temperatura, como medicamentos. 

Muitos hospitais foram afetados pela medida. Na Liga Contra o Câncer, aproximadamente 50 pacientes tiveram seus tratamentos interrompidos ou deixaram de fazer exames porque ficaram durante uma semana sem importantes medicamentos, que só foram liberados na última segunda-feira, dia 1º, graças a negociação com hospitais especializados.

Ainda há material hospitalar “preso” no aeroporto, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não informou o volume, nem sua destinação. Procurada ontem pela TRIBUNA DO NORTE, limitou-se a dizer, por meio de sua assessoria de imprensa, que “o consórcio que administra o aeroporto, a Inframérica, já equacionou o problema e aguarda a liberação nos próximos dias”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário