quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Linha” para eólicas pode atrasar


O superintendente de Projetos e Construção da Transmissão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Antônio Varejão, informou ontem que é “muito provável” que as primeiras linhas de transmissão da Companhia para o Rio Grande do Norte não sejam energizadas conforme o cronograma. Com entrega prevista para o dia 30 de setembro, o primeiro lote deverá interligar um trecho de João Câmara a Extremoz.

 As obras das linhas de transmissão já acumulam atraso de aproximadamente um ano e meio, o que inclusive impediu a Chesf de participar de novos leilões, em virtude de restrição imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, parques eólicos do Rio Grande do Norte e também de outros estados ficaram prontos, mas parados, por não terem como escoar a energia. Pelo menos sete parques estão ociosos à espera da conexão, o que acarretou ao Estado a perda de investimentos e de posições nos últimos leilões, devido à falta de infraestrutura de transmissão.

Segundo Antônio Varejão, até a próxima semana a Chesf deverá fazer uma análise do andamento das obras e, segundo ele, “é muito provável que elas [linhas de transmissão] não sejam energizadas até a data prevista”. “Hoje nós ainda estamos trabalhando com a data estipulada, mas é muito difícil se conseguir energizar até lá”, informou. Ele acrescentou que uma reunião será realizada “em breve” com empreiteiros da obra para tratar do assunto.

Conforme o superintendente, a dificuldade em cumprir o prazo estabelecido está relacionada a problemas fundiários que só foram resolvidos “totalmente ou quase totalmente” na última semana. “A região está sendo extremamente procurada pelos atrativos do novo aeroporto, mas isso foi resolvido na semana passada. Isso acaba transferindo um pouco a data em que as linhas vão ser energizadas”, disse, sem mais detalhes, informando em viagem à Rússia.

Mais linhas

Em reunião realizada no início deste mês com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, o secretário de planejamento do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura, informou que o Rio Grande do Norte receberá R$ 521 milhões em obras de linhas de transmissão que garantirão o escoamento da energia gerada nos parques eólicos.

Os valores serão licitados em leilão que o Governo Federal vai fazer no primeiro trimestre do próximo ano e contemplará linhas de transmissão de 500KV (quilovolts) para integrar a rede básica. As novas linhas interligarão Quixadá (Ceará), Assú, João Câmara e Ceará-Mirim.

Com a licitação, a Sedec espera que haja uma ampliação da capacidade de escoamento dos empreendedores que negociarem energia já em 2014, através de um Leilão A-3 previsto também para o primeiro semestre.

A TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com Sedec e Aneel, por meio das assessorias de imprensa, para tratar do problema nas linhas de transmissão informado pela Chesf, mas não obteve resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário