quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Maçonaria terá eleições em novembro

Parte da comunidade maçônica potiguar está em clima de eleições até o mês de novembro. A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte (Glern) escolherá, no dia 4 de novembro, o Grão-Mestre, representante da comunidade no Estado. Também está marcada para a segunda quinzena do mesmo mês a escolha de 25 novos Veneráveis Mestre, um para cada loja maçônica da Glern.

Segundo o Grão-Mestre da Grande Loja, Luiz Carlos Rocha da Silva, a data dessa segunda eleição fica à critério de cada loja. Em Natal, dez Veneráveis Mestres serão escolhidos. Concorrem ao maior cargo no RN quatro representantes: Wecsley de Barros Dantas, Roberto di Sena, Umberto Câmara e San Tavares Revoredo.

Para disputar a vaga, os maçons devem, primeiramente, ter sido Venerável anteriormente, seguido de um intervalo, chamado interstício, de pelo menos três anos. Além disso, os candidatos precisam ser definidos por eleição feita na loja que ele representa, mas nem toda loja precisa indicar um candidato.

A eleição para o cargo de Grão-Mestre ocorre a cada três anos, enquanto os Veneráveis são escolhidos anualmente. Segundo Luiz Carlos Rocha da Silva, “a renovação constante é um fator importante para o desenvolvimento da Ordem Maçônica Universal”.

Os candidatos eleitos tomam posse durante o mês de fevereiro de 2014, quando começa o período administrativo, que dura até 2017 para o Grão-Mestre.


Maçonaria

A maçonaria conta com três instituições no mundo, que no Rio Grande do Norte são representadas pela Glern, pela Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte (Goiern) e pela Grande Ordem do Brasil (Gob). A Glern, que está em processo de eleição, existe há 40 anos e está presente em 15 municípios do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário